Após 3 anos, Brasil está de volta à Expocruz, maior feira multissetorial da AL

Compartilhe:

A participação brasileira é fruto da parceria entre a ApexBrasil, o Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e o Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty

Brasília – Aberta nesta sexta-feira (22) e se estendendo até o dia 1º. de outubro, a Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia é uma feira multissetorial reconhecida como uma das mais completas na América Latina e atrai, anualmente, um público de variados países e com diversos perfis, incluindo empresários, investidores e políticos.

Nesta edição, após três anos sem participar da feira, o Brasil retorna com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty.

A participação brasileira acontece no Pavilhão do Brasil, que se destaca como o maior espaço da feira. No local, estarão presentes representantes de empresas brasileiras de pequeno e médio porte que querem se inserir no mercado boliviano e instituições ligadas ao comércio exterior. Além da perspectiva de exportação para a Bolívia, o evento possibilita a conexão com outros países que também visitarão o espaço.

Um ponto de destaque da presença do Brasil em ocasião da feira será o Fórum Empresarial Brasil-Bolívia 2023, que acontecerá no dia 26/9. Organizada pela ApexBrasil, pelo Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e pela Câmara de Comércio Boliviana-Brasileira (CAMBOBRA), a programação abordará diversos temas acerca dos desafios, oportunidades e perspectivas da relação comercial entre o Brasil e a Bolívia.

Entre os convidados, estão: o embaixador do Brasil em La Paz, Luís Henrique Sobreira Lopes; o Cônsul Geral do Brasil em Santa Cruz, o embaixador Francisco Luz; o vice-governador de Santa Cruz de la Sierra, Mario Aguilera Cirbian; representantes dos governos estaduais de Mato Grosso e Rondônia; a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; a presidente da CAMBOBRA, Priscilla Castelli; e a a presidente do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), Luciana Botafogo.

A ida do Brasil à Expocruz também incluirá rodadas de negócios, organizadas pela Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo de Santa Cruz (CAINCO), e missão empresarial com a presença de empresas brasileiras de diversos setores. A presença do Brasil será uma grande oportunidade de fortalecer, ainda mais, a relação comercial com a Bolívia. Em 2022, as exportações brasileiras para o país bateram o recorde histórico, totalizando mais de US$ 1,8 bilhão.

(*) Com informações da ApexBrasil

 

Tags: