Brasília – Nesta sexta-feira (6), representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) desembarcam em São Paulo para participar do Festival Rede Mulher Empreendedora (RME), que ocorre nos dias 6 e 7, no Pavilhão 8 da Expo São Paulo.
Além de integrar a programação e ser patrocinadora oficial do evento, a ApexBrasil promoverá durante o festival uma rodada de negócios com compradores internacionais para empresas lideradas por mulheres. A imprensa poderá se cadastrar por meio deste link.
A parceria da ApexBrasil com a RME faz parte do Programa Mulheres e Negócios Internacionais da Agência. Para a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, idealizadora da iniciativa, a participação no festival é uma grande oportunidade para estimular a maior presença de mulheres no esforço exportador brasileiro.
“Nosso objetivo é construir uma rede de mulheres e oferecer ferramentas para sua inserção internacional, mostrando que exportar é possível. Participar de um evento do porte do festival Rede Mulher Empreendedora é uma oportunidade para motivarmos centenas de empreendedoras mulheres a seguir o caminho da internacionalização”, destaca.
O evento, que espera a presença de cerca de cinco mil pessoas do país inteiro para debater temas de empreendedorismo feminino, reúne palestrantes de renome, como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que abrirá a programação. Lideranças femininas da ApexBrasil também comporão a agenda de apresentações, no intuito de estimular mais empreendedoras brasileiras a internacionalizarem seus negócios.
Nesta sexta-feira (6), no palco principal, a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, participará da abertura do festival, às 10h. Em seguida, a gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado, comporá o painel “Oportunidades de crescimento para empreendedoras: quais são e como aproveitar”, às 12h. Ainda no mesmo dia, no palco “Acelerar”, a coordenadora de qualificação, Rita Albuquerque, realizará a apresentação “Como internacionalizar seus negócios”, às 14h.
Rodada de negócios para empresas lideradas por mulheres
Além de contribuir no circuito de palestras, a ApexBrasil organiza também uma rodada de negócios dentro do festival: 20 empresas lideradas por mulheres do setor de moda casual, moda fitness, moda praia e moda íntima terão a oportunidade de se reunir com cinco compradores internacionais.
A iniciativa é voltada para empresas que ainda estão iniciando as exportações e trará importadores do Chile, da Colômbia, da Costa Rica e do Uruguai. Por meio de reuniões de 20 minutos de duração com compradores ou potenciais parceiros internacionais, as participantes poderão apresentar sua oferta exportadora de produtos. Em paralelo à Rodada de Negócios, a programação para os compradores inclui visitas técnicas a empresas do setor, na quinta-feira, dia 5.
Festival RME
O Festival RME 2023, anteriormente conhecido como Fórum RME, anuncia sua 12ª edição sob o tema “Reinventando o Futuro”, e terá como objetivo a reflexão sobre inovações para fortalecer o empreendedorismo feminino no Brasil. Também se reinventando, o festival dará as boas-vindas não só às mulheres empreendedoras e empresárias, mas ao público que está sedento por informações sobre desafios femininos, na vida pessoal e no mundo corporativo.
Dessa forma, o evento, que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, no Pavilhão 8 da Expo São Paulo, terá palestras e painéis com pessoas de renome no segmento, como Nathalia Arcuri, Natalia Beauty, Camila Farani, Ju Ferraz, Isabela Matte, Fayda Belo, Lela Brandão, Margarida Arcebispo, entre outros.
O Festival RME 2023 espera receber cinco mil pessoas, inclusive de caravanas de vários locais do Brasil, e para isso terá três palcos e quatro salas de conteúdo com atividades simultâneas e participação de influentes nomes do empreendedorismo feminino e do setor social.
(*) Com informações da ApexBrasil