Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil Foto Divulgação

ApexBrasil lança programa “Investe Mais Estados” para diversificar destinos de investimentos estrangeiros no Brasil 

Compartilhe:

 

Iniciativa visa atrair mais parceiros internacionais para promover a economia verde e a descarbonização no Brasil. Evento será às 9h30, no B Hotel

Da Redação (*)

Brasília – Democratizar o acesso das regiões a investimentos estrangeiros no Brasil e buscar recursos para promover soluções sustentáveis. Estes são os principais objetivos do programa “Investe Mais Estados”, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O lançamento será nesta sexta-feira (04), às 9h30, no B Hotel, em Brasília, e contará a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer, além de outras autoridades e representantes de agências estaduais de atração de investimentos. É necessário o credenciamento de imprensa. 

Em 2024, o país acumulou um saldo de US$ 71,1 bilhões de Investimento Direto no País (IDP), de acordo com o Banco Central, um crescimento de 13,8% em relação a 2023. São investimentos que ajudam a equilibrar as contas externas do país, geram empregos, renda e exportações. Entretanto, do total de receitas brutas geradas por empresas estrangeiras instaladas no país, cerca de 80% estavam concentradas nas regiões Sul e Sudeste. O novo programa da ApexBrasil e do BID busca mudar este cenário. Para isso, serão promovidas visitas de investidores a regiões diversas do país, análise da atração regional de investimentos externos, mapeamento de oportunidades, orientação sobre estruturação de projetos, busca de financiadores, entre outras.

Jorge Viana destaca importância estratégica do programa

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o programa é estratégico para incluir todas as regiões brasileiras como destinos de investimentos estrangeiros e para buscar recursos para promover a sustentabilidade. “O lançamento do programa Investe Mais Estados é um marco para diversificar os destinos de investimentos estrangeiros no Brasil. A nossa gestão tem um olhar muito especial para o Norte e Nordeste em relação às exportações, e iremos fazer o mesmo com atração de investidores. Essas duas regiões representam hoje apenas cerca de 10% da receita das empresas de investimento estrangeiro, uma realidade que precisamos mudar. Além disso, queremos atrair recursos internacionais para combater as mudanças climáticas, que são uma emergência global”, explica.

O governo federal estima a necessidade de US$ 130 bilhões em investimentos anuais para o Plano de Transformação Ecológica (PTE), que tem pesquisa e desenvolvimento sustentável como um de seus pilares. Para atingir esse objetivo, é preciso que esses investimentos sejam diversificados regionalmente.  O Investe Mais Estados visa apoiar os estados brasileiros na atração de recursos internacionais para projetos que ofereçam soluções para desafios climáticos e contribuam para a descarbonização da economia.

De acordo com a chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer, a participação do BID no programa é fundamental para a capacitação dos estados e desenvolvimento de capacidades. Ela ressalta a importância da iniciativa para trazer investimentos para as regiões brasileiras. “A diversidade oferecida pelos Estados brasileiros é um ativo extremamente valioso. Queremos ajudar governos e empresas a transformá-lo em oportunidades, além de incentivar investidores a identificarem esse potencial, sobretudo em regiões que não têm sido destino prioritário de investimentos. O sucesso dessa iniciativa resultará em democratização dos investimentos e recursos para setores estratégicos para o desenvolvimento dessas regiões e do Brasil, gerando benefícios para os brasileiros”.

Os estados que aderirem ao programa poderão participar de capacitações personalizadas e receber apoio para estruturação de projetos com foco na atração de investidores estrangeiros. Esses projetos irão compor o portfólio de projetos de investimentos da ApexBrasil e os estados responsáveis terão apoio para identificação da lista longa de potenciais investidores estrangeiros, além de estarem credenciados a participar das ações de promoção do programa em eventos nacionais e internacionais, com coordenação da ApexBrasil.

Na ocasião, também será lançado o “Guia de Atração de Investimentos Estrangeiros: Estruturando Agências de Promoção de Investimentos em Estados e Municípios”. A publicação visa contribuir com conceitos que ajudarão os estados e municípios na estruturação de equipes e órgãos com a competência de atrair investimentos estrangeiros.

Serviço

Lançamento do programa Investe Mais Estados

Data: Sexta-feira, dia 4 de abril de 2025

Horário: 9h30

Local: B Hotel – Brasília-DF

Para o credenciamento de imprensa, acesse: Link

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: