Da esquerda para a direita, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, e o ministro da Agricultra e Pecuária , Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

ApexBrasil abrirá escritório em Mato Grosso para atrair investimentos e ampliar exportações do estado

Compartilhe:

Estudo da Agência identificou mais de 1,2 mil oportunidades de exportação para 21 setores do estado e 182 países como potenciais destinos

Da Redação (*)

Brasília – O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, anunciou nesta terça-feira (23), em Brasília, a abertura de um Escritório da Agência no estado do Mato Grosso (MT), considerado o maior exportador da região Centro-Oeste. O anúncio foi feito durante a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a ApexBrasil e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com a presença de Jorge Viana, do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e do presidente da Famato, Vilmondes Tomain.

“Nós estamos firmando um compromisso de abrir um escritório da Apex no estado que mais trabalha o agronegócio do Brasil. É também um dos estados que mais exporta. Estou falando do Mato Grosso. Até o final deste ano, nós vamos ter um escritório da Apex funcionando em Cuiabá, fazendo com que o Mato Grosso receba investimentos do mundo inteiro, porque a Apex trabalha com investimentos e também com a promoção dos produtos do agronegócio e de outros setores da economia do Mato Grosso no mundo inteiro”, afirmou Jorge Viana.
MT lidera exportações do Centro-Oeste.

De janeiro a agosto desde ano, o estado do Mato Grosso exportou US$ 20,2 bilhões, o que representa cerca de 9,1% do total do volume exportado do Brasil neste período, segundo dados do ComexStat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O estado é considerado o maior exportador da região Centro-Oeste (55%), com vendas externas somadas em US$ 27,6 bilhões em 2024.

Deste total, cerca de 72% foram do setor da agropecuária e 26,7% da indústria de transformação. Soja, algodão bruto, milho, carne bovina e farelos de soja estão entre os principais produtos exportados. Os principais destinos das vendas foram China, Espanha, Turquia, Tailândia e Vietnã.

O documento assinado hoje prevê a cessão de um espaço nas dependências da Famato para a instalação do Escritório da ApexBrasil em Cuiabá, dedicado à promoção comercial de empresas, atração de investimentos e geração de oportunidades de negócios, além do apoio à abertura de novos mercados. O Estudo de Oportunidades de Exportações e Investimentos, elaborado pela área de Inteligência da ApexBrasil, publicado em agosto de 2025, identificou 1.235 oportunidades de exportações para 21 setores do estado e 182 países como potenciais destinos.

Favaro destaca importância do Escritório da ApexBrasil para MT

“Para os mato-grossenses, a Apex, que está sendo um pleno sucesso no nosso governo, tem estreitado as relações do mundo com o Brasil e certamente vai fazer isso muito bem para a agropecuária e a agroindústria do estado”, reforçou Carlos Fávaro.

O ministro da Agricultura destacou que há muito espaço para ampliar as exportações. Um dos exemplos citados foi o cultivo do gergelim. Mato Grosso é o maior produtor de gergelim do Brasil. Recentemente, a Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), ampliou de 31 para 61 o total de empresas brasileiras produtoras de gergelim autorizadas a exportar para o país asiático. Com isso, o estado passou a representar 32,7% das empresas brasileiras desta lista. Com isso, cerca de um terço dos estabelecimentos nacionais aptos a atender o maior mercado importador do mundo são do Mato Grosso. A China responde por 38,4% do consumo global de gergelim.

Para o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, a presença da Apex vai possibilitar condições para viabilizar mais exportações e novos investimentos. “Isso que vai acontecer no Mato Grosso é transformação. A internacionalização com apoio da Apex vai abrir as portas dos mercados para nossos produtores rurais, com o nosso ‘carro forte, que é a nossa produção agrícola. Não tenho dúvida que o que você (Jorge Viana) está fazendo, junto com o ministro Carlos Fávaro, é um bem muito grande para Mato Grosso, que precisa cada vez mais colocar renda na mão das pessoas”, ressaltou.

A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, destaca que o foco da Agência na região será principalmente voltado a apoiar micro, pequenas e médias empresas. “Vamos buscar não só diversificar mercados, mas trazer ainda mais renda para a população. É a Apex se internalizando no Brasil, cada vez mais próxima dos produtores brasileiros em todas as regiões do país, finalizou.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: