O fórum de comércio exterior da AEB será em novembro no Rio de Janeiro, em formato híbrido
Da Redação (*)
Brasília – O Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) reunirá, nos dias 12 e 13 de novembro, no Expo Rio, Centro do Rio de Janeiro, empresários, executivos, acadêmicos e autoridades em torno do tema Reindustrializar para gerar produtividade na indústria e competitividade no comércio exterior. Um dos maiores e mais tradicionais eventos da América Latina sobre as transações comerciais do Brasil com outros países, o Enaex chega à 43ª edição. A realização é da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) disponibilizarão despacho executivo individual para as empresas. O Enaex contará ainda com painéis de palestras e debates, estandes de exposição de produtos e serviços, workshops e, destacando um dos grandes sucessos da última edição, o Centro de Capacitação com cursos técnicos gratuitos.
Entre os palestrantes confirmados, estão o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Renato Agostinho; o CEO da WTM, Lisandro Vieira, e o diretor-presidente do Instituto de Infraestrutura (IBI), Mario Povia.
“Em um cenário de constante transformação global, torna-se ainda mais urgente repensar e fortalecer a base produtiva, para garantir uma inserção internacional mais robusta e sustentável. O compromisso da AEB é fomentar o debate e assegurar que as demandas do setor privado sejam ouvidas e traduzidas em ações efetivas que beneficiem toda a cadeia de negócios com o exterior”, ressalta José Augusto de Castro, presidente-executivo da AEB.
Painéis sobre temática diversificada
O Enaex contará com os seguintes painéis: Reforma tributária, um novo cenário para o comércio exterior brasileiro; O Papel dos Serviços no Comércio Exterior com o Novo Cenário Tributário; Os Impactos da Atual Geopolítica Mundial sobre a Nova Ordem Econômica e o Comércio Exterior; Como a Nova Ordem Econômica Mundial Impactará nos Custos de Logística de Transporte; Transformações Geoeconômicas e o Avanço das Barreiras nas Relações Comerciais Internacionais; Transformações Geoeconômicas e o Avanço das Barreiras nas Relações Comerciais Internacionais; Mercado Externo como Estratégia para Fortalecer os Negócios das PMEs; Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Comércio Mundial; e Como Preservar Mercados Internacionais (EUA) e Conquistar Novos Mercados num Mundo em Instabilidade Geopolítica?
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do Enaex. Quem não puder comparecer presencialmente, podem acompanhar o Encontro pelo YouTube da AEB. A expectativa de público é de 1.500 pessoas presencialmente e 2.500 no formato online.
(*) Com informações da AEB