São Paulo – O candidato à vice-Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB/RS), Beto Albuquerque, reuniu-se nesta terça-feira (16) com representantes do setor de proteína animal, em encontro realizado na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo (SP).
O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, entregou a Beto Albuquerque as demandas apresentadas por empresários e representantes de outras entidades que participaram do encontro, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).
Destaque entre os temas do encontro, a sustentabilidade da cadeia produtiva foi destacada por Turra como uma das grandes forças dos produtores de proteína animal do Brasil.
“A sustentabilidade é defendida e empregada pelas empresas de nosso setor. Temos dezenas de casos para destacar, exatamente pelo perfil sustentável das agroindústrias, que serve também como diferencial junto ao mercado e ao consumidor brasileiro e internacional”, ressaltou Turra. “Sustentabilidade não é entrave, é grife”, concordou Beto Albuquerque.
O presidente da ABPA destacou, ainda, a força da cadeia produtiva como geradora de emprego, renda e desenvolvimento no interior do país. Ao todo, são mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos gerados pela avicultura e suinocultura, nos vários estados brasileiros.
“Contribuímos com quase 10% da pauta exportadora do agronegócio e movimentamos mais de R$ 80 bilhões em todo o país. A avicultura e a suinocultura têm um papel econômico e social fundamental para o Brasil”, afirmou o presidente da ABPA.
Ainda durante o encontro, representantes da indústria salientaram a necessidade de reforçar o orçamento e fortalecer as estruturas do Ministério da Agricultura, como forma de ampliar o desempenho do agronegócio brasileiro.
“Sou um defensor, mas não é preciso ser do agro para entender a importância que os produtores têm para o país. O agronegócio representa um terço da geração de riquezas do país. Temos o compromisso de preservar e estimular os empregos e a produtividade de um setor tão fundamental para a população. Queremos formar um governo com pessoas qualificadas, muito acima das coligações partidárias”, destacou, na oportunidade, o candidato à vice-presidência da República.
Fonte: ABPA