Governo amplia monitoramento de alimentos nacionais e importados

Compartilhe:

Brasília – Durante a safra atual (2010/2011), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai ampliar o monitoramento da qualidade de produtos vegetais. Serão analisadas 25 culturas entre grãos, frutas, oleaginosas e hortaliças em relação aos níveis de resíduos de agrotóxicos, salmonela e aflatoxina. Na safra 2010/2011, serão examinados seis novos produtos: alho, soja, laranja, pimentão, feijão e café.

A ação faz parte do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal, oficializada nesta quinta-feira, 9 de setembro, por meio da Instrução Normativa nº 21, publicada no Diário Oficial da União.

O programa estabelece a coleta de 1.525 amostras de alimentos entre nacionais e importados. No caso daqueles provenientes de outros países, foram incluídos arroz e trigo, além da maçã, que já era analisada. O trigo é o principal produto agrícola importado pelo Brasil. Cerca de 50% da necessidade interna é atendida por outros países produtores de alimentos.

“Definimos o número de amostras coletadas de produtos importados conforme o volume adquirido pelo Brasil”, explica Carlos Venâncio, chefe do Serviço de Controle de Resíduos da Área Vegetal do Ministério da Agricultura. Metade da amostragem é direcionada ao trigo importado. O percentual para o arroz será de 33% e para a maçã, 13%. Os três produtos serão analisados quanto à presença de resíduos de agrotóxicos. O arroz terá, adicionalmente, controle do nível de aflatoxina.

Os alimentos produzidos no País serão coletados em estabelecimentos beneficiadores e em centrais de abastecimento, principalmente, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), um dos maiores centros de comercialização atacadista do mundo. Já as amostras de produtos importados serão coletadas nas aduanas.

“O foco central do trabalho do Ministério da Agricultura é garantir a qualidade dos produtos consumidos pelos brasileiros”, afirma Venancio. De acordo com ele, 75% das amostras analisadas são alimentos a serem comercializados no Brasil.

O programa inclui o monitoramento de abacaxi, alface, alho, amendoim, arroz, banana, batata, café, castanha-do-brasil, feijão, laranja, limão, lima ácida, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta-do-reino, pimentão, soja, tomate, trigo e uva.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Mapa

Tags: