São Paulo – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Embaixada do Brasil no Japão, promoveu nesta segunda-feira (12), em Tóquio, o Seminário Avicultura e Suinocultura no Brasil – Parceria em Prol da Qualidade e da Segurança Alimentar.
Reunindo mais de 60 importadores, jornalistas e autoridades japonesas e do Brasil – entre eles, o embaixador brasileiro no Japão, André Corrêa do Lago – o evento teve como objetivo reforçar a parceria construída ao longo de décadas em prol da garantia de segurança alimentar japonesa.
Representada pelo vice-presidente de mercados, Ricardo Santin, a associação destacou os diferenciais que permitiram ao país fidelizar os negócios com o mercado japonês – um dos mais exigentes do mundo – como a garantia de qualidade de seus produtos, o status sanitário brasileiro (livre de Influenza Aviária, Diarreia Suína Epidêmica e Peste Suína Clássica) e o perfil sustentável da produção, longe do Bioma Amazônico.
Também foram destacados os trabalhos desenvolvidos pelas marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, mantidas pela ABPA juntamente com a Apex-Brasil, enfatizando características que são próprias dos exportadores brasileiros de carne de frango e de carne suína, como a versatilidade no atendimento aos mais variados perfis de demandas por produtos.
Ao final da ação, foram servidos cortes à base de carne de frango e de carne suína produzidas no Brasil com características especialmente apreciadas no mercado japonês, como sobre paleta e barriga.
“No mercado, confiança é um bem de altíssimo valor. Este é um patrimônio que construímos junto ao mercado japonês, sobre o qual trabalhamos para que siga consolidado e fortalecido. Graças a isto, o Japão é hoje o terceiro maior importador da carne de frango brasileira. Esta é uma trilha que queremos percorrer, também, com a carne suína e ovos, que são produtos que há poucos anos conseguiram autorização para entrar neste valioso mercado”, destaca Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
Fonte: ABPA