Brasília – Uma missão formada por quatro técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) viaja neste sábado (14) à Espanha para visitar cinco regiões daquele país. O objetivo da delegação é conhecer o sistema de controle espanhol em relação à Indicação Geográfica (IG) – selo concedido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos similares do mercado.
O grupo visitará áreas de IG de azeite, vinho, mel, presunto e queijo. Os produtos foram escolhidos com base em semelhanças com o Brasil. Com exceção do azeite, o país já tem indicações geográficas para os demais produtos.
A delegação terá quatro representantes do Mapa: a coordenadora-substituta de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Mapa, Patrícia Saraiva, dois técnicos em IG (um da sede, em Brasília, e um da Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo) e um técnico em bebidas. O quinto integrante da missão é um técnico do Mdic. O grupo ficará na Espanha até 21 de maio.
A viagem faz parte da segunda etapa do intercâmbio de experiências e conhecimento sobre o registro e controle de IG na Espanha e União Europeia (UE) e integra o projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil. No início do mês passado, técnicos espanhóis participaram de seminário, em Brasília, para falar sobre o funcionamento das indicações geográficas naquele país.
Fonte: Mapa