Brasília – Durante uma reunião bilateral nesta segunda-feira (26), os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Neri Geller, e da Agricultura do Irã, Mahmoud Hojjati, trataram da liberação das vendas de carne bovina produzidas no estado de Mato Grosso ao país asiático. O encontro ocorreu por ocasião da 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que acontece em Paris, na França.
“Pedi ao ministro Hojjati que seja suspenso esse embargo, uma vez que o motivo alegado para essa suspensão não configura em risco à saúde pública. Estou confiante que, após esse encontro e os avanços nas reuniões técnicas entre os dois países, a situação será normalizada o quanto antes”, explicou o ministro Geller.
O ministro iraniano afirmou que vai empenhar esforços para que a situação se resolva no mais curto espaço de tempo possível, transmitindo otimismo na superação do atual embargo. Na quarta-feira passada, autoridades sanitárias de ambos os países já haviam se reunido no Irã, quando o governo brasileiro deu todos os esclarecimentos sobre o caso atípico de EEB. Outra solicitação feita ao ministro Hojjati é que seja acelerada a liberação da carne presa no porto iraniano.
Por parte dos iranianos, foi solicitado ao ministro brasileiro cooperação quanto à transferência de tecnologia na área de produção de vacinas para animais, situação em que foi lembrado do acordo já existente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outro pedido foi uma aproximação do Irã com a Embrapa nas questões relativas à pesquisa agropecuária. O ministro Geller ainda acenou positivamente ao convite de visitar o Irã em agosto deste ano, como demonstração de fortalecimento das relações entre os países.
Fonte: Mapa