Foto: Renato Vaz/Embratur

Plano Brasis: Embratur reforça geração de negócios e promoção do turismo brasileiro no exterior em 2026

Compartilhe:

Presença em eventos globais busca expandir e fortalecer o posicionamento do Brasil no turismo internacional e ampliar a geração de emprego e renda dando visibilidade aos destinos nacionais em feiras

Da Redação (*)

Brasília – Em 2026, a Embratur estará presente em 19 feiras internacionais, com edital para coexpositores. Contemplando os segmentos de multiprodutos, luxo, náutico e MICE, as ações marcam uma nova fase na promoção do turismo brasileiro, utilizando o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 – para consolidar os recordes de entrada de turistas e divisas internacionais registrados em 2025.

A participação em feiras internacionais é uma ferramenta de promoção e apoio à geração de negócios. Esses eventos criam oportunidades para que estados, municípios e o trade turístico brasileiro se reúnam com operadores internacionais, criem redes de contato e firmem parcerias, fortalecendo a entrada e a permanência de turistas internacionais nos destinos brasileiros.

Conforme explica o presidente da Agência, Marcelo Freixo, em sinergia com outras ações e iniciativas, as feiras são oportunidades para ampliar a visibilidade internacional dos destinos. Nessa dinâmica, o estande do Brasil, que foi reformulado para posicionar o país como um anfitrião de excelência, serve como ponto de encontro para reuniões com agências, lançamento de parcerias e promoção de experiências imersivas.

“Queremos que o operador internacional veja o Brasil como um produto de alta qualidade e pronto para o mercado. Nosso foco é gerar negócios e atrair divisas que chegam na ponta, no município, gerando emprego e renda para o povo brasileiro”, explica Marcelo Freixo.

Agenda cheia

Confira a agenda da Embratur em feiras internacionais para 2026:

Fitur, de 21 a 25 de janeiro, em Madri (Espanha)

Anato, de 25 a 27 de fevereiro, em Bogotá (Colômbia)

BTL, de 25 de fevereiro a 1º de março, em Lisboa (Portugal)

ITB Berlim, de 3 a 5 de março, em Berlim (Alemanha)

BMT, de 12 a 14 de março, em Nápoles (Itália)

Seatrade Cruise Global, de 13 a 16 de abril, em Miami (EUA)

Imex Frankfurt, de 19 a 21 de maio, em Frankfurt (Alemanha)

ITB China, de 26 a 28 de maio, em Xangai (China)

FIEXPO , de 8 a 11 de junho, em San José (Costa Rica)

Global Bird Fair, de 10 a 12 de julho, em Ruthland (Reino Unido)

IFTM Top Resa, de 15 a 17 de setembro, em Paris (França)

FIT América Latina, de 26 a 29 de setembro, em Buenos Aires, Argentina

TTG, de 8 a 10 de outubro, em Rimini (Itália)

FITPAR, de 10 a 12 de outubro, em Assunção (Paraguai)

Imex America, de 13 a 15 de outubro, em Las Vegas (EUA)

WTM, de 3 a 5 de novembro, em Londres (Reino Unido)

ITB Américas, de 10 a 12 de novembro, em Guadalajara (México)

IBTM World, de 17 a 19 de novembro, em Barcelona (Espanha)

ILTM, de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Cannes (França)

Editais
A seleção dos coexpositores para participação nas feiras é realizada por edital de chamamento público disponibilizado no site da Embratur. Esse processo garante isonomia, transparência e alinhamento à estratégia dos mercados emissores prioritários, e assegura a participação de parceiros qualificados para a promoção da diversidade cultural e natural do país junto a operadores, agentes de viagem, público final, investidores e demais tomadores de decisão globais.

Segundo a Embratur, é importante destacar que o processo de seleção de coexpositores para o primeiro trimestre de 2026 aconteceu em outubro último.

A previsão de lançamento dos editais das feiras Seatrade, ITB China, IMEX Frankfurt e FIEXPO é 19/01. Já os editais das feiras de multiprodutos do segundo semestre, assim como das feiras MICE (Imex Las Vegas e IBTM World) e da ILTM, têm lançamento previsto para 22/06.

(*) Com informações da Embratur

Tags: