eComex  registra maior DUIMP da história através da Toyota e abre caminho para operações de grande escala no comércio exterior

Compartilhe:

Operação conjunta entre Toyota, eComex e Governo Federal foi pioneira no mercado, viabilizando a transmissão inédita de cerca de 8 mil linhas e estabelecendo o novo patamar de protagonismo das empresas que operam no Comércio Exterior no Brasil

Da Redação (*)

O comércio exterior brasileiro alcançou um marco histórico com o registro da maior DUIMP (Declaração Única de Importação) já realizada no país, com aproximadamente 8 mil linhas, em uma operação conduzida pela Toyota, com suporte tecnológico da eComex e acompanhamento direto do Governo Federal, por meio da Receita Federal e do Serpro.

Mais do que um recorde nacional, a iniciativa representa uma mudança de paradigma no uso do Portal Único de Comércio Exterior. Ao viabilizar pela primeira vez a transmissão de um volume dessa magnitude em um único documento, a operação abre caminho para que outras empresas brasileiras deixem de fragmentar seus processos e passem a operar grandes lotes de DUIMP de forma mais eficiente, segura e alinhada ao modelo originalmente concebido pelo governo.

Desafio com operações de grande volume

Até então, empresas com operações de grande volume vinham adaptando seus processos internos às limitações percebidas do sistema governamental, fracionando declarações em blocos de até 999 linhas, o que aumentava o tempo, risco operacional e complexidade.

O caso da Toyota mostrou que era possível seguir um caminho diferente: não adaptar o negócio às restrições do sistema, mas protagonizar um avanço, em parceria com a eComex, a fim de evoluir o sistema governamental a partir do uso real e do diálogo estruturado entre diferentes frentes.

“A DUIMP é obrigatória e foi criada para simplificar. Ao identificarmos uma necessidade que pendia de uma modernização do sistema do governo, nós em parceria com a eComex entendemos que era o momento de nos posicionar e discutir a evolução do sistema”, afirma Erica Watanabe, gerente de Logística da Toyota.

O sucesso da operação confirmou que o Portal Único agora está preparado para processar cargas de alta complexidade e grandes volumes de dados, o que representa um passo decisivo para a modernização e competitividade do Brasil no cenário global.

“Registrar uma DUIMP com cerca de 8 mil linhas mostra nossa robustez tecnológica, maturidade de processos e capacidade de operar em grande escala. É um marco importante para a Toyota e para o comércio exterior brasileiro”, explica Tiago Vendemiatti, gerente de TI da Toyota.

Para a companhia, que exporta veículos produzidos no Brasil para 22 países da América Latina e depende da importação contínua de insumos, o sucesso da operação era estratégico para evitar paradas produtivas e impactos financeiros.

“Foram quase dois anos de preparação, organização de dados e adequação de sistemas. Esse resultado traz segurança para operações futuras e reforça o quanto a tecnologia é essencial para garantir a fluidez no comércio exterior”, ressalta Erica.

Colaboração decisiva entre empresa, tecnologia e governo

Nos testes iniciais, Toyota e eComex identificaram desafios de performance durante a transmissão de grandes volumes de dados ao Portal Único. A partir de uma análise técnica conjunta, foi necessário ampliar o alinhamento com os órgãos responsáveis para garantir a estabilidade, a escalabilidade e a fluidez da operação

A partir desse ponto, profissionais da Toyota, eComex e Serpro passaram a atuar como um único time, monitorando cada etapa da operação.

“Houve um momento em que ficou claro que precisávamos do apoio direto do governo. Quando os três lados passaram a trabalhar juntos, tudo começou a avançar”, relata Tiago.

O esforço conjunto resultou em ajustes no Portal Único, preparando o sistema governamental para receber DUIMPs com volumes significativamente maiores. A partir desse marco, outras empresas passam a ter a possibilidade de transmitir grandes quantidades de linhas em um único documento, reduzindo retrabalho, riscos e tempo operacional.

Atuação da eComex e evolução tecnológica

A eComex estruturou uma operação dedicada, com engenharia, produto e operação trabalhando de forma integrada e em tempo real, em coordenação com o Serpro, para diagnosticar gargalos, medir performance e promover os ajustes técnicos necessários no Portal Único, garantindo a sustentação da maior DUIMP já transmitida no Brasil

“Já esperávamos que alguma empresa avançasse para volumes desse porte, e quando a Toyota trouxe o caso, sabíamos que seria um marco nacional. Trabalhamos em conjunto com a SINDASP, Procomex e Serpro, e isso trouxe resultados concretos.”, explica Izabela Pitoli, supervisora de Produto da eComex.

Além de apoiar a Toyota, o processo impulsionou melhorias na solução da  eComex tanto no eComex Suite quanto no eComex Pulse Edition (principal solução da eComex para a gestão dos processos de Comércio Exterior) e abriu caminho para novas funcionalidades que serão disponibilizadas aos clientes.

“Esse marco acelera nossa agenda de evolução: cálculos prévios, consultas automáticas em segundo plano e mais inteligência no processamento de alto volume. Saber que contribuímos para evoluir o comércio exterior brasileiro gera orgulho para todo o time. Estamos construindo um patamar totalmente novo, preparados para operações ainda maiores”, avalia Carlo Romano, diretor de Produtos da eComex.

Superação de riscos e consolidação de uma referência nacional

Para Erica, a experiência deixa um aprendizado claro para todo o setor. “Com o apoio da tecnologia, precisamos como empresas ampliar cada vez mais o diálogo com o mercado a fim de melhorar processos e contribuir para o aprimoramento não só de nossos próprios sistemas, como de todo nosso ecossistema”, conclui.

Impacto para o setor e próximos passos

A operação se torna referência para empresas que ainda não adotaram  a DUIMP, mostrando que processos muito grandes podem, sim, ser realizados com segurança quando há alinhamento entre importador, software e governo.

“Esse avanço fortalece a confiança de todo o setor e mostra que o Brasil está pronto para operar o novo modelo. A colaboração é o caminho para uma evolução contínua”, reforça Izabela.

Com o desligamento definitivo da DI se aproximando, Toyota e eComex já se preparam para DUIMPs ainda maiores — incluindo operações planejadas para até 10 mil linhas.

“O próximo passo é tornar tudo mais inteligente e menos repetitivo. A tecnologia deve atuar a favor das pessoas, permitindo decisões mais estratégicas”, conclui Tiago.

(*) Com informações da eComex

 

 

Tags: