Crédito: Gettyimages

Desburocratização no turismo: viajantes podem preencher nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital via sistema gov.br

Compartilhe:

 

ovo processo implementado pelo Ministério do Turismo agiliza o check-in nos meios de hospedagem de todo o Brasil e gera estatísticas precisas para nortear a definição de políticas públicas

Da Redação (*)

Brasília – A Ficha Nacional de Registro Hóspedes (FNRH) acaba de entrar na era digital no Brasil – e a grande novidade é a integração direta com o sistema gov.br. Lançado pelo Ministério do Turismo, o modelo aposenta a utilização de formulário em papel e moderniza uma das etapas mais importantes do processo de hospedagem: o registro obrigatório do viajante.

O avanço mais significativo fica por conta da possibilidade de adiantar o preenchimento da ficha antes mesmo de chegar ao estabelecimento, usando a conta gov.br. Ao fazer login na plataforma, o sistema preenche automaticamente informações já registradas nas bases do governo federal, reduzindo o tempo gasto nesta etapa e aumentando a segurança no tratamento dos dados.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça que a FNRH Digital traz ganhos imediatos tanto para os viajantes quanto para os estabelecimentos. “A FNRH Digital torna a experiência de hospedagem muito mais simples e segura. Ao integrar o cadastro do viajante ao gov.br, garantimos um processo padronizado, ágil e confiável em todo o país”, afirmou o ministro.

Com a mudança – que será obrigatória em todo o país 90 dias após a publicação da Portaria que institui a FNRH digital –, o registro vai poder ser finalizado em segundos, por meio de um QR Code do hotel, de um link compartilhado ou de um dispositivo oferecido pelo próprio estabelecimento.

A integração com o sistema gov.br garante mais praticidade e padronização, sem interferir em outros procedimentos próprios de cada hotel para o check-in. O modelo digital padronizado também permitirá ao governo gerar estatísticas mais precisas e em tempo real, fortalecendo a formulação de políticas públicas.

SISTEMA

O novo sistema digital da FNRH foi lançado em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é operacionalizado por meio da Plataforma FNRH Digital. O acesso pode ser feito tanto pela conta gov.br quanto por credenciais específicas da plataforma – e, no caso de visitantes estrangeiros, sem a necessidade de uma conta gov.

Já o acesso dos meios de hospedagem à Plataforma FNRH Digital é feito a partir da conta gov.br e exige cadastro regular no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Cada hóspede terá uma ficha digital própria, vinculada à sua estada. No caso da presença de menores de 18 anos ou pessoas incapazes, o registro vai ser associado à ficha do responsável legal.

(*) Com informações do MTur

 

Tags: