André Barros - CEO da eComex e D2P- Foto Divulgação

eComex anuncia tecnologia capaz de estruturar os dados para o uso de IA no comércio exterior

Compartilhe:

Chamada Comex Statistics, sua principal função é fornecer uma visão geral e confiável da operação de comércio exterior, com dados organizados e acessíveis de forma rápida e fácil.

Da Redação (*)

Brasília – Com o objetivo de ajudar as organizações que atuam com comércio exterior e logística internacional a estruturar seus dados tanto para geração de insights como para viabilizar o uso de Inteligência Artificial, a D2P (startup pertencente à eComex) acaba de anunciar o lançamento do Comex Statistics. Sua principal função é fornecer uma visão geral e confiável da operação de comércio exterior, com dados organizados, acessíveis de forma rápida e fácil.

Plug and play e integrada aos principais ERPs do mercado e ao sistema de Comex do governo, o Comex Statistics atua como um BI (business intelligence) automatizado, que captura, padroniza e analisa diferentes dados das operações de comércio exterior e logística internacional de seus clientes, sem necessidade de digitação, consolidando as informações geradas em dashboards inteligentes.

“Segundo dados da Câmara de Comércio Internacional, aproximadamente 4 bilhões de documentos são transacionados diariamente entre todos os participantes do comércio global. Esse vasto volume de informações, somado ao uso de sistemas legados e também à falta de padronização, dados duplicados e a dependência de fontes externas ou planilhas, como as do Excel — altamente suscetíveis a perdas ou erros — pode representar obstáculos para a otimização das operações atuais e, consequentemente, para o crescimento dos negócios”, explica André Barros, CEO da eComex e D2P.

Ainda segundo Barros, outro benefício do Comex Statistics é a sua capacidade de estruturar dados de diferentes fontes para o uso de Inteligência Artificial.

Executivo destaca importância de dados para IA

“De acordo com o estudo Gartner CIO Agenda 2025, 72% dos CIOs em todo o mundo afirmam que a Inteligência Artificial está entre as prioridades estratégicas da área de tecnologia. Porém, fato é que sem dados, não há IA, e a IA só gera resultados quando os dados estão organizados, Conectados e governados. Cientes disso, desenvolvemos essa solução que visa automatizar processos para estruturação de Dados, gerando ainda insights valiosos para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas”, ressalta o executivo.

Entre alguns indicadores fornecidos pelo Comex Statistics estão, por exemplo, tempo médio de desembaraço, desembaraço por modal, prazos, distribuição geográfica, custos e despesas.

A solução ainda fornece indicadores ao nível de cada item em poucos cliques, bem como a comparação entre diferentes importações relativas a um mesmo produto.

“Diante de um histórico recente marcado por pandemia, tensões geopolíticas, disputas tarifárias e avanço das agendas ESG e de descarbonização no comércio internacional, cada vez mais as tecnologias emergentes, como a IA, se tornam imperativas para as empresas que buscam se manterem competitivas no mercado. Por isso, precisamos nos atentar sobre a importância da estruturação de dados como pré-requisito vital não só para uma gestão estratégica eficiente, como para o uso da própria Inteligência Artificial”, conclui Barros.

A eComex alcançou um marco significativo em 2023 com a aquisição da D2P, startup especializada em logística internacional. Avaliada em R$ 20 milhões, essa aquisição permitiu a fusão de tecnologias e experiências, impulsionando ainda mais a inovação como oferta para o mercado. Com a aquisição da D2P, a eComex inicia um processo de transformação da tecnologia para o comércio exterior no Brasil.

(*) Fonte: Infor Channel

 

Tags: