Da Redação (*)
Brasília – O primeiro semestre de 2025 confirmou a força da fruticultura brasileira no cenário internacional. Entre janeiro e junho, o Brasil exportou mais de 546 mil toneladas de frutas frescas e processadas, um crescimento de 27,17% em volume e 12,58% em valor em comparação ao mesmo período de 2024, alcançando a marca de US$ 583 milhões em faturamento.
Esses resultados refletem também o trabalho realizado pelo Projeto Frutas do Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem promovido as frutas brasileiras em feiras, missões comerciais e ações estratégicas nos principais mercados internacionais.
Frutas como melão, manga, uva, limão, melancia e banana puxaram os números, com destaque para o crescimento superior a 75% da melancia, 97% da banana e 106% da uva.
Nos últimos anos, o setor conquistou o acesso a novos mercados internacionais para frutas como uva, mamão, avocado e cítricos, entre eles Chile, Índia, Japão, Costa Rica e China. Essa diversificação tem sido estratégica para reduzir a dependência de poucos destinos.
Entretanto, o setor também enfrenta desafios importantes, a exemplo do chamado “tarifaço” dos Estados Unidos, que elevou a tarifa de importação de frutas frescas brasileiras para 50%. A medida trouxe preocupação ao setor e exige ainda mais estratégia de negociação e busca por novos mercados consumidores.
É nesse cenário de avanços e desafios que a Abrafrutas confirma sua participação em mais uma edição da Fruit Attraction Madrid 2025, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, um dos maiores eventos mundiais da fruticultura.
“O desempenho no primeiro semestre mostra o esforço dos produtores brasileiros em superar desafios e conquistar novos mercados. Estar presente na Fruit Attraction é reafirmar o potencial da nossa fruticultura e negociar para que o Brasil conquiste ainda mais espaço no mundo”, destacou Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas.
O Brasil no centro do mundo
O Brasil tem se destacado cada vez mais no mercado internacional da fruticultura. Nos últimos anos, essa relevância ganhou força com o trabalho de promoção conduzido pela Abrafrutas em nome do setor, a ponto de a Fruit Attraction, uma das maiores feiras do setor no mundo, ganhar também uma edição em solo brasileiro. Já foram realizadas duas edições em São Paulo, ambas com grande sucesso de público e negócios, e a procura foi tão expressiva que a edição de 2025 já tem data confirmada para março de 2026.
Esse movimento reforça o papel do Brasil como plataforma estratégica para negócios globais e evidencia a diversidade, a qualidade e a sustentabilidade que fazem das frutas brasileiras um diferencial competitivo no mercado internacional.
Potencial e impacto da fruticultura
A fruticultura é uma das atividades que mais geram emprego e desenvolvimento social no campo. O setor é responsável por milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, promove inovação tecnológica e garante renda para produtores em todas as regiões do Brasil.
Representante do setor, a Abrafrutas atua na defesa dos interesses da cadeia produtiva, na promoção internacional e na abertura de novos mercados, sempre valorizando o trabalho do produtor brasileiro.
(*) Com informações da Abrafrutas