Delegação brasileira aposta em novos voos, afroturismo, gastronomia e diversidade cultural para conquistar o público francês em evento que consolida a França como mercado estratégico para o Brasil
Da Redação
Brasília – A Embratur, em parceria com o Sebrae, participa, a partir desta terça-feira (23), da IFTM Top Resa, em Paris. A principal feira de turismo da França e uma das maiores da Europa, vai até quinta-feira (25), reúne os grandes players da indústria global e é considerada estratégica para a ampliação dos negócios e da promoção dos destinos brasileiros.
A Embratur colabora com 21 coexpositores, entre representantes de secretarias e entidades estaduais e municipais de turismo (Amazonas, Bahia, Ceará, Foz do Iguaçu, Maricá, Minas Gerais, São Luís e São Paulo), além de organizações como Visit Rio e Visite Rio Grande do Norte. Também participam operadores receptivos, além de redes hoteleiras. As companhias Azul, LATAM Airlines e TAP Air Portugal reforçam a conectividade aérea entre Brasil e Europa, ponto central para o crescimento do fluxo internacional.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que “a França é hoje um dos mercados que mais cresce e estar na IFTM Top Resa e ativando outras ferramentas de promoção na França é reafirmar ao mundo que o Brasil é diverso, acolhedor e sustentável”. Para ele, “estamos vivendo um momento único para o turismo brasileiro”.
“Só o Brasil tem esta riqueza cultural única. A nossa gastronomia é outro diferencial, cada região com suas características. Além disso, é um momento de exaltar a nossa cultura que vai do Carnaval ao forró. Com isso, queremos mostrar o tamanho do nosso país e nossa diversidade cultural, atraindo os visitantes estrangeiros que quiserem vir para cá. Somos um país criativo e rico culturalmente. Por isso, o Sebrae defende a atividade empreendedora como instrumento para enfrentar os desafios, proporcionando oportunidades econômicas para pessoas que, de outra forma, poderiam ficar à margem do desenvolvimento. Neste sentido, o turismo representa um campo essencial para a geração de emprego e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Feel Brasil
O Brasil apresentará ao público francês o projeto Feel Brasil desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae. O portfólio reúne 101 experiências turísticas criadas por quem vive o país no dia a dia, sendo 91% delas lideradas por micro e pequenos empreendedores e 59% com protagonismo feminino. O afroturismo será um dos pontos altos da participação brasileira
na feira. A programação inclui experiências que valorizam a cultura afro-brasileira em diferentes regiões: na Bahia, terreiros de candomblé e o roteiro Bahia Negra unem espiritualidade, capoeira e música no Pelourinho; no Rio de Janeiro, o tour pela Pequena África passa por locais simbólicos como a Pedra do Sal, berço do samba; em São Luís, o Quilombo da Liberdade mistura tambores, reggae e bumba-meu-boi; e em São Paulo, o passeio São Paulo Negra ressignifica o território urbano sob a ótica afrodescendente.
Essa pluralidade cultural se une à riqueza natural e histórica dos patrimônios reconhecidos pela Unesco, que também estão em destaque na estratégia promocional. Do conjunto das cidades coloniais de Minas Gerais ao centro histórico de São Luís, passando pela Praça de São Francisco em Sergipe, o Cais do Valongo no Rio de Janeiro e as monumentais Cataratas do Iguaçu, o Brasil reafirma a preservação de suas raízes e a valorização de sua diversidade como diferenciais para atrair visitantes.
Instalado no pavilhão 1 do Porte de Versailles, com 168 m², o estande brasileiro inclui em sua programação um cortejo simbólico da Lavage de La Madeleine, maior celebração afro-brasileira em Paris, além de cooking shows que apresentam a gastronomia de matriz africana.
Brasil Travel Specialist
Uma das novidades da participação brasileira é o lançamento da versão em francês da plataforma Brasil Travel Specialist (BTS). Desenvolvida pela Embratur, a ferramenta capacita agentes e operadores internacionais com informações técnicas, conteúdos multimídia e materiais de divulgação para facilitar a venda e a montagem de roteiros no Brasil.
Turismo Mundial
A participação brasileira na IFTM acontece em um momento de forte expansão internacional. Segundo a ONU Turismo, o Brasil lidera em chegadas internacionais na América do Sul e ocupa a quinta posição entre os destinos mais visitados das Américas. Nos oito primeiros meses de 2025, o país recebeu 6,5 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024.
A França é destaque neste cenário. De janeiro a agosto, desembarcaram no Brasil 198.182 franceses, o que representa um crescimento de 28,6% a mais que nos primeiros oito meses do ano anterior. A programação do Ano Cultural Brasil-França amplia ainda mais essa conexão, com mais de 300 ações previstas nos dois territórios.
Conectividade
O crescimento está diretamente ligado ao aumento da conectividade aérea. Em 2025, estão previstos 2.227 voos diretos entre França e Brasil, com 738 mil assentos disponíveis, operados por Air France, Latam e Azul. As rotas ligam Paris a Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Fortaleza e Salvador.