Com 34% das empresas projetando crescimento acima de 5% no espaço alugado em feiras, e o Brasil entre os mercados mais otimistas, estandes se tornam peça-chave para marcas que querem se destacar em 2025
Da Redação (*)
Brasília – Segundo a 35ª edição do relatório Global Exhibition Barometer, da UFI (Associação Global da Indústria de Exposições), o cenário para 2025 é de otimismo moderado, com 34% das empresas prevendo aumento superior a 5% no espaço alugado em seus mercados domésticos e 36% projetando esse crescimento em suas próprias operações. Os maiores índices de confiança foram registrados no Brasil, Índia, Malásia, México, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Em paralelo, a ampla adoção de ferramentas de inteligência artificial vem transformando o planejamento e a experiência dos eventos em escala global. Diante desse crescimento e da competitividade esperada, cresce também a responsabilidade das marcas em se destacarem nos ambientes de feira de forma estratégica e profissional. Por isso, considerando o ambiente de alta concorrência das feiras e congressos, os estandes se tornaram poderosas ferramentas de posicionamento estratégico.
Estande é ativo estratégico que faz a diferença
“É cada vez mais importante que os expositores enxerguem os estandes como ativos estratégicos. Não basta chamar atenção: é preciso transmitir confiança, segurança e profissionalismo. Por isso, reforçamos a importância de contratar empresas qualificadas e comprometidas com os padrões técnicos que o setor exige”, afirma Paulo Passos, Diretor Executivo da ABRACE.
Mais do que um espaço expositivo, eles funcionam como uma extensão da marca, oferecendo experiências, reforçando valores e promovendo conexões reais com o público. Para se destacar entre dezenas de concorrentes, é preciso ir além da estética: planejamento, segurança e execução técnica qualificada são fatores decisivos
A Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (ABRACE) tem atuado para fortalecer o padrão de qualidade dos estandes no Brasil. A entidade orienta empresas e organizadores a priorizarem fornecedores que tenham responsabilidade técnica, profissionais registrados e domínio das exigências legais, como empresas registradas no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e/ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), uso de EPIs e cumprimento de normas específicas da ABNT. Tudo isso garante não só uma entrega segura, mas também minimiza os riscos jurídicos e prejuízos à imagem da marca.
A escolha de uma montadora experiente e regulamentada faz toda a diferença na entrega de um estande eficiente. Empresas associadas à ABRACE, por exemplo, seguem diretrizes rígidas de qualidade e têm compromisso com prazos, orçamentos e boas práticas. Essa cultura profissional não apenas eleva a percepção do público, mas contribui para o sucesso geral dos eventos, com montagens mais organizadas e experiências positivas para visitantes e expositores.
Em um calendário cada vez mais competitivo, o segundo semestre de 2025 contará com grandes feiras que movimentarão os setores e exigirão excelência nos estandes. Entre os destaques nacionais e estão:
Agosto
- FI South America (São Paulo) – Feira internacional de ingredientes alimentícios, saudáveis e funcionais.
- ESCOLAR OFFICE BRASIL (São Paulo) – Principal evento voltado ao setor de papelaria, educação, escritório e organização.
- REATECH – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (São Paulo) – Destinada à inclusão e acessibilidade, com foco em reabilitação e tecnologia assistiva.
- Intersolar South America (São Paulo) – Maior feira da América do Sul para o setor de energia solar.
Setembro
- Beauty Fair (São Paulo) – Uma das maiores feiras de beleza profissional das Américas (normalmente em setembro; confirmar data exata de 2025).
Outubro
- Futurecom (São Paulo) – Maior evento de conectividade, tecnologia e telecomunicações da América Latina.
- Brasil Game Show (São Paulo) – Maior feira de games da América Latina, com ativações imersivas, competições e lançamentos.
Novembro
- RD Summit 2025 (Florianópolis) – Um dos maiores eventos de marketing, vendas, inovação e tecnologia da América Latina.
- Expo Consciência Negra (provavelmente em São Paulo) – Evento voltado à valorização da cultura negra, empreendedorismo e inclusão.
Dezembro
- Comic Con Experience – CCXP (São Paulo) – Maior festival de cultura pop da América Latina, reunindo fãs de quadrinhos, cinema, séries, games e mais.
Além dos estandes, a ABRACE também atua na valorização da cenografia como parte essencial dos eventos corporativos e institucionais. Como referência nacional no setor, a entidade criou o Briefing de Cenografia, documento inédito que orienta a contratação de projetos cenográficos mais estratégicos, seguros e alinhados aos objetivos de cada marca. Com essa atuação ampla, a associação reafirma seu compromisso com a profissionalização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva dos eventos no Brasil.
(*) Com informações da ABRACE