Da Redação
Brasília – Nesta quinta-feira (6), a diretoria da Associação Paulista de Municípios (APM) realizará reunião plenária na qual deverá ser apresentado um cronograma de trabalho destinado a promover uma maior inserção de municípios do interior paulista no comércio exterior.
O projeto terá como foco o pleno aproveitamento das obras de modernização do ramal ferroviário que se estende de Araraquara até Santos e passará a levar produtos de cidades do interior do estado de São Paulo até o Porto de Santos e de lá para o exterior.
A implantação desse projeto de interiorização do comércio exterior paulista é uma das bandeiras defendidas pelo presidente da APM, Marcelo Fortes Barbieri, que assumiu o comando da Associação no dia 4 de abril e que foi efetivamente empossado no cargo há pouco mais de dez dias, quando a ata de posse foi registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
Em entrevista exclusiva por videoconferência ao Comexdobrasil.com, Marcelo Fortes Barbieri, afirmou que sempre considerou importante trabalhar pelo incremento do comércio exterior da sua cidade, localizada na região central do estado, e para os municípios da vizinhança.
Segundo ele, “Araraquara é um grande entroncamento ferroviário que se origina em Brasília e no Sul do estado do Paraná. Em Araraquara esses dois grandes ramais se encontram para se direcionar ao Porto de Santos”.
Obras têm apoio do governo federal
O presidente da APM destacou que “no último dia 24 de abril o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Araraquara, onde foi realizado um evento que contou com a participação do prefeito Edinho Santos, e do qual eu participei. Na oportunidade, o Presidente Lula liberou R$ 143 milhões para obras de reurbanização da região ferroviária que chamamos de Parque dos Trilhos. Essa iniciativa só aconteceu porque vários governos trabalharam nessa questão e como prefeito consegui viabilizar o ramal ferroviário com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e conseguimos retirar os trens do centro da cidade de Araraquara”.
O exemplo de Araraquara foi seguido pela cidade de Cordeirópolis, que recentemente anunciou a remoção dos trens da sua área central. Segundo Marcelo Barbieri, “está havendo um processo de modernização que passará por várias cidades ao longo desse trajeto {até o Porto de Santos}. Então, vai haver um incremento muito forte do comércio exterior {dessas cidades} a partir do ramal ferroviário que levará produtos de todas essas regiões do interior do estado para o Porto de Santos”.
Com sua experiência acumulada nos dois mandatos como prefeito de Araraquara, somada a quatro mandatos como deputado federal, Maurício Barbieri considera que agora já existem as condições ideais para que a APM se envolva cada vez mais nas questões do comércio exterior, transformando-se em importante impulsionador dessas cidades na busca de mercados para seus produtos no comércio internacional.
Municípios com grande potencial no comércio exterior
“Agora faz muito mais sentido a APM se envolver nessa temática. A partir da mudança que está acontecendo ao longo do ramal ferroviário do estado de São Paulo, um ramal realizado pelo governo federal porque a antiga Ferrovia Paulista SA foi federalizada e posteriormente transferida para a Rede Ferroviária Federal, que teve sua concessão privatizada, o cenário hoje é diferente. Quem cuida desse ramal é a Rumo, que em parceria com o governo federal está implementando a melhoria desse ramal. É nesse contexto que a APM vislumbra hoje sua atuação ao longo desse ramal para incrementar as ações visando ao comércio exterior”, afirmou.
Ao longo do ramal ferroviário se concentram entre 60 e 70 dos 645 municípios do estado de São Paulo, e aí se incluem as regiões de Campinas, Araraquara, Jundiaí além de outras no trajeto até o Porto de Santos.
Uma maior inserção desses municípios nas atividades do comércio exterior passou a ser efetivamente considerada, conforme afirma Maurício Barbieri, com os novos e expressivos investimentos anunciados recentemente pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), comandado pelo ministro da pasta e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A partir daí, afirma o presidente da APM, “vamos ter um incremento muito forte do comércio exterior junto a esses municípios”.
Para o dirigente da APM “hoje tem muito mais sentido esse debate {em torno da inserção desses municípios no comércio exterior} e temos que procurar desenvolver um projeto de estudo sobre como esses municípios poderão aproveitar essas oportunidades e incrementar as suas economias com uma atuação mais forte e mais próxima ao ramal que leva ao Porto de Santos.