Missão organizada pelo Lide e pela Câmara Árabe vai colocar empresas brasileiras e sauditas em contato, promover negócios e investimentos.
São Paulo – A Arábia Saudita vai receber em março de 2024 uma missão empresarial do Brasil, organizada em parceria entre o grupo Lide e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. No “Brazil Saudi Arabia Conference”, que será realizado entre 03 e 05 de março, os executivos vão participar de um seminário, terão um dia de com potenciais clientes locais e mais um dia de visitas a instituições e obras em Riad, a capital saudita.
A programação da conferência em Riad terá um dia de seminário em 03 de março com painéis sobre indústria aérea e de defesa do Brasil; potencial energético e de infraestrutura de Brasil e Arábia Saudita; oportunidades do setor de mineração no Brasil; indústria brasileira de alimentos; indústria farmacêutica brasileira; e uma visão bilateral para investimentos imobiliários entre os dois países. Após a missão à Arábia Saudita, entre 03 e 05 de março, as empresas seguem para uma missão a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 06 e 08 de março.
No último dia 12, o Lide realizou um evento de apresentação da missão na Casa Lide, em São Paulo. Na ocasião, o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, o presidente do Lide, João Doria Neto, e o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, assinaram um memorando de entendimentos como parte do processo de organização da missão.
Em sua apresentação no evento, Mansour afirmou que a Arábia Saudita está passando por uma transformação econômica que tornará o país um polo de atração de investimentos e geração de oportunidades nos próximos 15 anos a 20 anos. “É um momento muito promissor para empresas brasileiras não só de commodities, mas queremos acrescentar (à pauta comercial entre os dos países) produtos de valor agregado de todos os setores”, disse Mansour.
O executivo afirmou também que Brasil e Arábia Saudita terão muitas oportunidades de geração de investimentos mútuos nos próximos anos. O Brasil receberá a reunião de cúpula do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, no ano que vem, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025. A Arábia Saudita será a sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029, da Expo 2030 e da Copa do Mundo de 2034.
Co-chairman do Grupo Lide e ex-governador de São Paulo, João Doria, disse que o governo local apontou 24 setores econômicos em que Brasil e Arábia Saudita podem incrementar suas relações comerciais, entre os quais alimentos, químicos, marketing, comunicação e eventos, mineração e serviços financeiros, entre outros. Ainda segundo Doria, a missão terá 70 empresas participantes, das quais 19 já confirmaram presença.