PEIEX RJ abre inscrições para qualificação de empresas para atuar na exportação

Compartilhe:

om apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da PUC-Rio, empresas de todos os portes e setores têm a oportunidade de inserir-se no mercado internacional

Rio de Janeiro – Empresas que exportam têm maior longevidade, pagam maiores salários e são mais competitivas e resilientes, mas muitos ainda acreditam que o mercado internacional é um sonho distante, acessível apenas para as grandes empresas. O PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação, prova o contrário.

O programa da ApexBrasil já qualificou mais de 25 mil empresas e é um dos principais instrumentos do governo federal para a criação de uma cultura nacional exportadora. No Rio de Janeiro, o PEIEX é realizado em parceria com o Nupin (Núcleo de Pesquisas em negócios internacionais) da Escola de Negócios da PUC-Rio de Janeiro, e está com inscrições abertas.

“Minha marca já nasceu com esse desejo de exportar para Estados Unidos, Portugal e talvez França, mas foi com o PEIEX que tive o primeiro contato com o mundo da exportação, que para mim era um universo totalmente desconhecido”, contou Mariana Greco, que participa do PEIEX-RJ. A empresária é dona da Meggy, uma marca de bolsas que aposta na versatilidade, no design e na qualidade do couro, que possui uma cadeia limpa e rastreável, para conquistar clientes no exterior.

 “Com apoio dos profissionais do PEIEX, demos o primeiro passo de fazer o registro de marca em Portugal e agora nossa expectativa é participar do matchmaking on demand oferecido pela ApexBrasil”, concluiu.

O PEIEX-RJ é o segundo maior núcleo PEIEX do Brasil, com a previsão de atender 250 empresas até 2024, tanto de forma presencial, caso a empresas esteja localizada até 100 KM do Núcleo, localizado no Campus da PUC-RJ, quanto online. Os setores atendidos são diversos, com destaque para serviços de tecnologia da informação; alimentos, bebidas e agronegócios; produtos têxteis; higiene pessoal e cosméticos, entre outros.

Segundo o monitor do programa no Rio de Janeiro, Henrique Pacheco, “vemos a consolidação de uma cultura exportadora no estado, com empresários de todos os setores nos procurando para viabilizar um plano de exportação, com tomada de decisões conscientes. Apesar de estarmos na capital, atendemos todo o estado e ocasionalmente empresas de outros estados de forma remota”.

O PEIEX prepara empresas que nunca exportaram ou que são iniciantes no processo de exportação para que tenham uma jornada exportadora planejada e segura. Essa foi a experiência de Manuela Mendonça de Almeida, proprietária da Nu Arte Têxtil. “Toda capacitação foi muito boa para mim, porque pude compreender melhor as etapas e possibilidades que envolvem o processo de exportação. Hoje me sinto mais preparada e mais estruturada para as próximas oportunidades que surgirem”, disse. Atualmente, a Nu Arte Têxtil tem suas peças em exposição na galeria Emporium Brazil Design, e a empresária demonstra interesse em participar de mais feiras internacionais para expor seus produtos.

A empresa SALTS, do ramo calçadista, é outra história de sucesso do PEIEX-Rio. Quando ingressou no projeto, a empresa não possuía conhecimento em exportação e tinha apenas uma pequena loja física na Gávea, com quase nenhuma venda online, sendo o atendimento feito principalmente pelo WhatsApp. Atualmente, a marca adotou o e-commerce e vende online para todo o Brasil, e, em 2022, a empresa participou da feira Coterie e conclui um ano de showroom em Nova York.

“A SALTS hoje tem a capacidade de produzir um pouco mais de 20.000 pares por mês. Isso e os detalhes em pedrarias de nossos produtos são um diferencial em relação a outras marcas e, com essas vantagens, queremos conquistar mercados em países europeus, americanos e no Oriente Médio”, afirmou Sabrina Prates, fundadora da empresa.

Patrícia Capaz é designer de joias e também faz parte do núcleo PEIEX-RJ. Ela tem seu próprio ateliê, o Pati Capaz . Graças ao PEIEX, ela percebeu que seu negócio poderia atrair mais clientes com pequenos ajustes. “Fui impactada por detalhes que estavam além do meu conhecimento. Os atendimentos me fizeram enxergar um horizonte diferente, então fiz algumas alterações no site da loja, além da adaptação no catálogo para outras línguas”, disse.

A empresária agora se sente capaz de exportar seus produtos para Roma, Amsterdã e França. Segundo ela, suas criações seriam bem aceitas nas regiões devido à rica herança artística desses locais.

Os relatos das empresárias do PEIEX-RJ mostram a crescente participação de mulheres no comércio internacional, o que é objetivo da ApexBrasil. Conforme a Coordenadora de Qualificação da Agência, Rita Albuquerque, “as lideranças femininas já são sócias majoritárias de 14% das empresas exportadoras no Brasil, e temos uma oportunidade de incentivar mais empresas com liderança feminina despontar no mercado internacional.

A crescente participação de lideranças femininas no esforço exportador brasileiro faz parte da missão do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil, e o fato de metade das empresas atendidas pelo núcleo PEIEX-RJ serem reflete esse esforço”.

Como funciona o Núcleo Operacional do PEIEX?

O atendimento do PEIEX é feito pela equipe do Núcleo Operacional, por meio de atendimentos individuais e personalizados às empresas: a 1ª visita tem o objetivo de medir o potencial exportador; a 2ª visita é a ocasião em que o técnico do PEIEX faz um diagnóstico do negócio para identificar o nível de prontidão da empresa para a exportação. Com base nas informações levantadas, a equipe do Núcleo PEIEX elabora um plano de trabalho com a implantação de requisitos necessários à exportação, tudo isso de forma customizada e gratuita. No decorrer, ocorre a elaboração de um plano de exportação contendo as principais indicações estratégicas e de melhorias para que a empresa se insira ou expanda seus negócios internacionais. No PEIEX-RJ os técnicos que atendem as empresas são todos doutorandos ou pós-doutorandos em administração, com profundo conhecimento de Negócios Internacionais.

 Principais contribuições às empresas

-Diagnóstico de maturidade exportadora da empresa (perfil da empresa avaliação de prontidão para a exportação);

– Capacitação sobre temas de COMEX;

-Avaliação e Certificado;

– Construção do Plano de Exportação (bens/agro) ou Mapa de Valor (serviços); –

 Empresa preparada para ações de promoção comercial;

– Participação de ação de promoção comercial aderente ao perfil da empresa qualificada, conforme calendário de Eventos da ApexBrasil.

 Como faço para participar?

Para participar do PEIEX, as empresas podem agendar uma reunião com a equipe técnica do PEIEX mais próximo (veja o mapa dos Núcleos Operacionais com os respectivos contatos aqui) ou encaminhar e-mail para apexbrasil@apexbrasil.com.br.

 Contato Peiex-Rio:  contato@peiex.iag.puc-rio.br

Tags: