Beijing – O comércio exterior da China aumentou 7,5% anualmente no terceiro trimestre deste ano, segundo os dados oficiais divulgados nesta terça-feira (13). As exportações aumentaram 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações cresceram 4,3% em termos de yuan, segundo a Administração Geral das Alfândegas (AGA).
O valor trimestral das exportações e importações registrou um recorde de alta no terceiro trimestre, de acordo com o porta-voz da AGA, Li Kuiwen.
Nos primeiros três trimestres, o comércio exterior de mercadorias da China totalizou 23,12 trilhões de yuans (US$ 3,44 trilhões), um aumento anual de 0,7%, revertendo as quedas registradas nos primeiros dois trimestres, quando o comércio exterior do país foi afetado pela pandemia da COVID-19.
Durante o período, a Associação das Nações do Sudeste Asiático permaneceu como o maior parceiro comercial da China, seguida pela União Europeia e pelos Estados Unidos, enquanto o comércio com os países ao longo do Cinturão e Rota aumentou 1,5%, mostraram os dados da AGA.
As empresas privadas desempenharam um papel significativo no crescimento, com seu comércio exterior aumentando 10,2% nos primeiros três trimestres, de acordo com os dados.
A China viu uma recuperação notável nas exportações durante o período, liderada por fortes vendas de suprimentos para o controle da pandemia e dispositivos como laptops e tablets, disse Li.
Enquanto o país luta pela retomada de produção em meio à contenção da pandemia, o país conseguiu restaurar os pedidos de exportação, ao mesmo tempo em que estimula a demanda interna, o que levou a uma recuperação nas importações, segundo Li.
(*) Com informações da Xinhua