Brasília – Uma das principais prioridades do setor industrial orizícola brasileiro para este ano é a abertura e a ampliação de mercados. Como parte dessa estratégia, o projeto Brazilian Rice – executado por meio de parceria entre a Abiarroz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – promove duas ações no México neste início de 2020: a primeira é uma missão prospectiva, de 18 a 21 deste mês, e a segunda é a participação na feira EXPO ANTAD & Alimentaria México, em Guadalajara, de 31 de março a 2 de abril.
“O projeto Brazilian Rice busca expandir as fronteiras do arroz brasileiro para novos mercados. Já fizemos diversas ações promocionais em outros países, como Peru, Estados Unidos e Canadá. Agora, vamos ao México apresentar a qualidade e disponibilidade do nosso arroz, a fim de atender a demanda dos consumidores mexicanos”, destaca o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Elton Doeler.
O Brasil, ressalta o dirigente da entidade, tem uma cadeia orizícola tradicional e centenária. “Temos um produto de excelente qualidade e um setor muito forte no cultivo e beneficiamento do arroz. Por meio do Brazilian Rice, queremos nos tornar um exportador de peso no mercado internacional. Nossa intenção é fazer com que o produto brasileiro seja amplamente conhecido mundialmente.
“De acordo com Doeler, a missão prospectiva tem caráter institucional, visando a aproximar a indústria brasileira do arroz das autoridades e de importadores mexicanos. Já a participação na Feira EXPO ANTAD, assinala, tem objetivo comercial, voltado à realização de negócios. “O Brasil vive um importante momento de abertura comercial, e o setor industrial orizícola está preparado para ampliar seus mercados e contribuir com este novo contexto.”
Mercado mexicano
A missão prospectiva foi organizada em conjunto com a Embaixada do Brasil no México e contará com nove indústrias beneficiadoras de arroz, informa o gerente do Brazilian Rice, Gustavo Ludwig.
Nos quatro dias de visita, a delegação terá reuniões em ministérios do governo mexicano e com agentes do mercado orizícola do país, além da realização de uma recepção para importadores, oferecida pela Embaixada do Brasil.
“Já durante a feira EXPO ANTAD & Alimentaria México, teremos a participação de 10 indústrias beneficiadoras de arroz, ofertando o produto diretamente ao mercado”, acrescenta Ludwig.
O México, que tem 130 milhões de habitantes e recebe 35 milhões de turistas por ano, importa 80% do arroz que consome, algo em torno de 950 mil toneladas/ano, pontua o executivo do projeto. Os Estados Unidos e Uruguai são os principais fornecedores do produto ao país. “Começamos nossas primeiras exportações para o México no ano passado e acreditamos que podemos aumentar a participação de forma acelerada.”
(*) Com informações da Apex-Brasil