4º. Emex: Encontro discute aumento da participação feminina no comércio exterior 

Compartilhe:

4º. Emex: Encontro discute aumento da força de trabalho feminina no comércio exterior

Promovido pela AEB, o 4º Emex será realizado no Rio de Janeiro com transmissão pelo YouTube

Da Redaçao (*)

Rio de Janeiro (RJ) – Como estimular a participação de mulheres no comércio exterior? O questionamento norteia o 4º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex) a ser realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (29). O evento é uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) com o objetivo de contribuir para um maior equilíbrio de gênero no mercado de profissionais do setor.

“Ainda que a última década registre avanços importantes, é inegável que o comércio exterior está entre os setores da economia brasileira com menor participação feminina. Trata-se de uma hegemonia masculina em todas as funções, especialmente nas de liderança.  O intuito da AEB é propor a discussão sobre o papel das mulheres nesse mercado, além de oferecer aprendizado, troca de experiências e networking”, explica Roberta Portella, assessora jurídica e institucional da AEB e sócia do escritório R. Portella Advogados.

Programa terá seis painéis

A programação do Emex contará com seis painéis: a liderança das mulheres na internacionalização dos pequenos negócios; o panorama da inclusão feminina no comércio exterior; a evolução da participação das mulheres no comércio exterior brasileiro; cinema, comércio internacional e brasilidade; programas de incentivo à participação feminina; e a moda no mercado global.

No palco, estarão referências do segmento como Ana Paula Lindgren Alves Repezza, diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex Brasil); Izis Janote Ferreira, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Mirim Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae-RJ; Marianne Lachmann, diretora da AEB e sócia da Lachmann Agência Marítima; Clarice Pires, CEO Scirama Psychedelic Science; Lindonice de Brito, CEO da Pernambucana da  Gema; Célia Regina Gomes, presidente do Sindaerj e CEO Worldgate Cargo; Patrícia Miranda

Moreira, delegada da Receita Federal do Brasil; Mônica Baldo, especialista em agenciamento da Wilson Sons; Ilda Santiago, diretora executiva do Festival do Rio; Cristiane Oliveira Almeida, associada do R. Portella Advogados e sócia do Escritório Cultural; Lívia dos Reis Cavalcante José Rocha, superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Dione Assis, líder Black Sister In Law (BSL); Rita Padiha, assessora de relações internacionais da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e Angela Hirata, presidente da Suriana Trading.

“A AEB incita esse debate por defender a equidade de gênero, mas também porque o comércio exterior precisa da participação feminina. Não podemos renunciar a nenhum talento e as mulheres têm muito a oferecer ao mercado. O Emex é um espaço para troca de experiências e atualização de conhecimentos. Mulheres que estão trilhando uma carreira de sucesso, servem de espelho para as novas gerações”, afirma o presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro.

As inscrições para o evento são 100% gratuitas e estão disponíveis no site do Emex. Os interessados podem participar presencialmente ou acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube da AEB.

(*) Com informações da AEB

Tags: