Campinas – O estado de Santa Catarina manteve em 2012 o primeiro lugar entre os estados brasileiros que mais exportaram carne de frango ao exterior. Ano passado, o estado fechou o exercício com receita de US$2,2 bilhões, 28,6% do total de US$7,703 bilhões exportados pelo País.
Já a liderança no volume embarcado foi assumida pela primeira vez pelo Paraná, que aumentou suas exportações em 7,85% e totalizou 1,126 milhão de toneladas, 28,7% dos (quase) 3,920 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil no ano que passou.
Das 14 Unidades Federativas (UFs) que realizaram exportações no período (as três da Região Sul, as quatro do Centro-Oeste, três do Sudeste, duas do Nordeste e duas da Região Norte), apenas três (Goiás, Distrito Federal e Pará) obtiveram aumento na receita cambial. Mas isso não evitou que as cinco Regiões brasileiras encerrassem o exercício com resultado negativo.
Em relação ao volume, além do Paraná outras cinco UFs (novamente Goiás, Distrito Federal e Pará, mas também Pernambuco e Bahia) exportaram volume maior que o de 2011. Ainda assim, apenas as Regiões Sul e Nordeste apresentaram aumento em relação ao ano anterior.