Novo Hamburgo – As exportações brasileiras de couros e peles em novembro registraram um total de US$ 155,8 milhões em faturamento, o que significa um aumento de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2015. Em área, o número alcançado em novembro foi de 14,04 milhões de metros quadrados. As informações são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com análise da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
Em novembro, o país também alcançou a marca de 77 nações como compradoras ao longo do ano. O ranking de estados exportadores está assim: em primeiro lugar Rio Grande do Sul, com 21,3% de participação no faturamento total, em seguida São Paulo, com 20,7%, seguidos de Goiás (15%), Paraná (9,1%) e Ceará (7,3%).
Como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, a promoção das exportações de couros do Brasil tem sido trabalhada com muita intensidade por diversas frentes, como inteligência comercial, aprimoramento de imagem e qualificação profissional. Já para as primeiras semanas de 2017, há uma série de atividades confirmadas com vistas à ampliação de mercados e novos contatos comerciais: trata-se da realização do Inspiramais, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de janeiro, e a participação nas feiras Première Vision Leather New York e India International Leather Fair (IILF), em Chennai, na Índia.
Estas atividades contam com o apoio do Brazilian Leather – iniciativa de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvida pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Veja as estatísticas sobre as exportações de novembro clicando aqui
(*) Com informações do CICB