São Paulo – A União Brasileira de Avicultura (Ubabef), entidade representativa do setor avícola brasileiro, esclarece que toda carne de frango produzida no Brasil dentro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura (MAPA) é produzida sem uso de hormônios e de conservantes.
Tanto o uso de hormônios na produção de carne de frango, quanto aditivos como conservantes, são proibidos por legislações do próprio ministério. A adição de hormônios na criação de frangos, além de desnecessária, é vedada pela Instrução Normativa 17, de junho de 2004 – o uso dessa informação no rótulo foi autorizado pelo MAPA, neste mês, justamente para trazer esse esclarecimento ao consumidor. No caso de conservantes, a proibição parte da Instrução Normativa n° 51, de dezembro de 2006.
A intenção das empresas que estão divulgando o não uso de hormônios e conservantes em rede nacional, por meios publicitários, é esclarecer o mercado sobre esses diferenciais do produto brasileiro, que tornam ainda mais saudável a carne de frango para o consumidor.
Nesse sentido, o objetivo da Ubabef com esta nota é adicionar a informação de que toda a carne de frango brasileira é produzida sem uso de hormônios e conservantes.
Fonte: Ubabef