São Paulo – O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, elogiou hoje o acordo anunciado sábado, durante reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), para liberalização do comércio mundial, com a simplificação dos procedimentos para os negócios.
“Trata-se de um verdadeiro marco, o primeiro grande avanço em quase 20 anos. Precisamos aproveitar o espaço para avançar mais no que for possível na ampliação do comércio internacional, que passou a ficar dependente de acordos bilaterais”, destacou Turra.
“Agora há uma luz no fim do túnel. E por que não dizer, graças à presença de um brasileiro, que é um excelente negociador”, completou, referindo-se ao diretor geral da OMC, Roberto Azevedo.
A Ubabef, destacou Turra, por várias vezes expressou a preocupação do setor avícola nacional com o avanço de acordos bilaterais de outros países e blocos comerciais, enquanto o Brasil, preferindo negociar apenas via Mercosul, permanecia à margem.
“Permanecemos atrelados a preconceitos, perdendo competitividade e, em consequência, perdendo também espaços no comércio internacional”, destacou. “Enquanto o Mercosul permanece há anos em negociação com a União Europeia, países como o Chile possuem acordo com o bloco europeu e dele muito se beneficia”, acrescentou.
Turra também espera que, com o acordo anunciado em Bali, haja um importante estímulo para a retomada da Rodada Doha “com mais rapidez, menos burocracia, mais flexibilidade e mais focada na realidade”, frisou.
Fonte: Ubabef