Receita cambial do frango exportado pelas cooperativas tem aumento de quase 12% no semestre

Compartilhe:

Campinas – Enquanto o setor exportador brasileiro como um todo encerrou o primeiro semestre de 2013 enfrentando redução de, praticamente, 5% no volume de carne de frango, as cooperativas, especificamente, registraram aumento de 3,75% – ainda que o carro-chefe do aumento das exportações brasileiras do semestre (o frango inteiro) tenha, nas cooperativas, apresentado recuo.

No semestre, as exportações brasileiras de carne de frango só obtiveram aumento de receita porque as vendas de frango inteiro apresentaram expansão tanto no volume quanto no preço médio. Já nas cooperativas o preço médio também aumentou, mas como o volume embarcado recuou mais de 20%, a receita cambial desse item fechou o semestre com resultado negativo.

Mesmo assim a receita cambial do frango nas cooperativas teve incremento de quase 12% no semestre. Graças, principalmente, aos cortes, cuja receita cambial (78% da receita total) aumentou mais de 13%. Mas também à carne salgada, que registrou aumento de receita superior a 15%.

Em conjunto, os quatro itens de carne de frango exportados geraram 14% da receita cambial obtida pelas cooperativas nos seis primeiros meses de 2013. Isoladamente, os cortes de frango geraram 10,35% da receita de cerca de US$2,916 bilhões.

 Fonte: Avisite

Tags: