MT aumenta vendas de soja ao exterior e China já consome 70% da soja exportada pelo Estado

Compartilhe:

Cuiabá – A China se consolida cada vez mais como importante parceiro comercial para Mato Grosso. E é também de longe o principal mercado para a soja vendida por Mato Grosso ao exterior. Este ano, de janeiro a julho, a China foi o destino final de nada menos que 70% de toda a soja exportada pelo Estado, o que corresponde a 5 milhões de toneladas e geraram uma receita de US$ 1,9 bilhão.

As exportações de Mato Grosso para outros países têm feito a economia do Estado se fortalecer ainda mais. Somente para a China houve aumento de 5,9% nas exportações de soja, de janeiro a julho deste ano, com relação ao mesmo período de 2009. A participação do país asiático representa 36% do total exportado por Mato Grosso.

Do total de soja destinado á exportação 70% do grão foi enviado ao mercado chinês, o que corresponde a 5 milhões de toneladas. Os produtores enxergam o país asiático como um grande mercado de consumo para os produtos ofertados pelo Estado e com o aumento dos embarques de carne bovina e de ave esses números tendem a crescer ainda mais.

“A ampliação do mercado da carne beneficiará a sojicultura, agregando valor ao grão”, avalia o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro.

Apesar de o maior comprador de carne do estado hoje seja a Rússia, com 30% de todo o volume do produto vendido ao exterior por Mato Grosso, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, acredita que ainda há muito o que avançar entre as relações comerciais com a China. Ele lembra que até pouco tempo atrás nem relação comercial existia com o país.

“Hoje temos uma boa aceitação, principalmente nos miúdos. Sendo ainda as questões culturais um dos maiores entraves para o crescimento das exportações. Porém, enxergamos a China como o nosso grande potencial de mercado”, acredita Vacari. (Com informações da Folha do Estado).

Tags: