Monte Belo do Sul conquista para o Rio Grande do Sul a 4ª Indicação Geográfica de vinhos finos

Compartilhe:

Brasília – O Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, participa nesta sexta-feira, 13 de dezembro, da entrega do certificado de

registro que reconhece a Indicação de Procedência de vinhos finos e espumantes Monte Belo do Sul no Rio Grande do Sul. O evento acontece às 15 horas no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Belo Monte do Sul.  Na ocasião, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) entregará à Associação de Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo) o registro de reconhecimento.

A quarta indicação geográfica de vinhos finos do Brasil teve suas atividades apoiadas pelo Mapa e o trabalho conduzido pela Embrapa Uva e Vinho. A IG Monte Belo possui 56,09 quilômetros quadrados, distribuídos pelos municípios de Monte Belo, com 80% da área, Bento Gonçalves e Santa Teresa. O diferencial desta IG é ser constituída por vinícolas de pequeno porte e estabelecimentos familiares.

 “Esse é um trabalho feito sob a orientação do Mapa e com a chancela da Embrapa, Sebrae, INPI e da própria Aprobelo. A indicação geográfica demonstra a origem e agrega valor ao produto,” reforçou o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

O registro de Indicação Geográfica reconhece a existência de produtos com qualidades específicas vinculadas ao local de produção, reconhecendo a reputação, o valor e a identidade da origem e distinguindo os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Reconhecidas em mais de 150 países, as Indicações Geográficas fazem parte de acordos internacionais e são utilizadas em vários países, principalmente os europeus, como ferramenta de desenvolvimento rural.

Fonte: Mapa

Tags: