executivo (MDCI), Márcio Elias Rosa. Imagem gov.br

Ministros do Comércio dos Brics defendem fortalecimento da OMC e sustentabilidade

Compartilhe:

Na abertura do evento, o secretário executivo da Pasta, Márcio Elias Rosa, destacou a necessidade de o G20 promover um comércio capaz de combater a fome e a desigualdade social e econômica, criticando as medidas protecionistas recentes

Brasília – O fortalecimento da OMC, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de bases comerciais inclusivas e resilientes foram os destaques apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na mesa de abertura da 12ª Reunião de Ministros de Comércio do G20, nesta quinta-feira (24), em Jaipur, na Índia.

O secretário executivo Márcio Elias Rosa representou o MDIC no encontro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.

Ele destacou a necessidade de o G20 promover um “comércio capaz de combater a fome e a desigualdade social e econômica”, criticando as medidas protecionistas recentes, que criam barreiras ao desenvolvimento sustentável.

O Brasil ainda reclamou o aprimoramento da OMC, a formalização do acordo de facilitação de investimentos na próxima Conferência Ministerial da Organização, e reforçou a importância do compromisso mundial de combate à fome, sendo o comércio um instrumento indispensável para esse fim. Destacou ainda a importância de se superar o impasse que afeta o sistema de solução de controvérsias da OMC.

Na discussão sobre comércio inclusivo e resiliente, o MDIC destacou a necessidade de que fluxos comerciais gerem mais empregos e renda, e facilitem a inserção em cadeias de valor.

“Há necessidade da expansão da base exportadora para incluir pequenas e médias empresas, sobretudo lideradas por mulheres”, afirmou Elias Rosa. O comércio como instrumento de justiça social foi destacado também.

Além do secretário executivo do MDIC, participam dos trabalhos a secretária de comércio exterior do ministério, Tatiana Prazeres, e a analista de comércio exterior da Pasta, Elisa Fraga.

(*) Com informações do MDIC

Tags: