Brasília – “A atual safra brasileira deve ultrapassar as 200 milhões de toneladas e, em breve, o país deve se tornar o maior produtor mundial de carnes”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, nesta quarta-feira (2), durante a abertura da Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo.
Além de ressaltar a importância de aumentar o consumo interno de carne suína, o ministro ainda lembrou que a remuneração do setor voltou a ser atraente recentemente, com a queda do custo de produção, após um período recente para os produtores em 2012 e no início deste ano.
Hoje, o terceiro maior setor exportador do agronegócio brasileiro é o de carnes. Em agosto deste ano, a carne suína teve receita de US$ 132 milhões, exportando 52 mil toneladas.
A Semana Nacional da Carne Suína foi criada para promover o consumo do produto e trazer sustentabilidade ao setor, que emprega diretamente mais de 700 mil pessoas.
O consumo de carne suína no Brasil é de 15,6 kg per capita, enquanto a média nos Estados Unidos e nos países da Europa é superior a 30kg. Por isso, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) quer elevar o consumo de carne suína aos 18 kg, per capita, até 2015.
Na semana passada, durante passagem pela Argentina, Antônio Andrade esteve em reunião com o ministro da Agricultura argentino para ampliar as exportações de carne suína para a Argentina.
A Semana Nacional da Carne Suína acontece até o dia 16 de outubro e é uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Grupo Pão de Açúcar e Extra, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Sebrae Nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social