São Paulo – O Sistema Cisbra-Caesp ganha novo executivo: Michel Alaby acaba de assumir a liderança executiva regional em São Paulo. Administrador de empresas e economista, professor, conferencista e autor de três livros, Alaby tem a missão de desenvolver novas oportunidades de negócios para a Caesp, com foco na internacionalização das empresas.
“Nosso trabalho será estimular a competitividade das empresas paulistas e auxiliá-las a ganhar espaço no mercado global, especialmente as pequenas e médias. Vamos buscar melhorar o engajamento das PMEs à exportação, pois são elas que costumam ter mais dificuldades, que vão desde o desconhecimento das regras do comércio exterior, à realidade de terem equipes reduzidas”, afirma.
CEO da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira por 35 anos, Alaby acredita que os produtos paulistas têm muito espaço nos países árabes e em outros mercados, como na América do Sul. “O estado de São Paulo produz itens de grande variedade e muita qualidade. O setor de alimentos industrializados, por exemplo (sucos, chocolates, confeitos), é muito atrativo lá fora”, atesta o novo líder da Caesp.
Michel Alaby
Graduado em economia, administração e ciências contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Alaby concluiu curso em comércio exterior na Universidade de Dallas, nos Estados Unidos. É consultor do Programa das Nações Unidas para Países em Desenvolvimento (ONU/PNUD) em assuntos de countertrade (troca de bens ou serviços sem uso de moeda); consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com missões na Costa Rica, El Salvador e Guatemala; e membro do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Alaby foi conferencista em mais de 250 seminários e congressos de comércio exterior no Brasil e no mundo, e é autor do Guia Básico do Exportador, Guia Básico do Importador e do livro Feiras e Exposições, publicado pelo Ministério da Indústria e Comércio e pela Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior. durante 27 anos, foi professor na USP e Faculdade Metropolitanos Unidas (FMU).
(*) Com informações da Cisbra-Caesp