Foto: Divulgação.

MDIC e Conselho Empresarial Brasil-China debatem preparativos para reunião da Cosban

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília – O Conselho Empresarial Brasil-China recebeu o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, nesta segunda-feira (23), para discutir a perspectiva do governo em relação à próxima reunião Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que será realizada em Pequim, nos dias 5 e 6 de junho.

Principal mecanismo de diálogo bilateral, a COSBAN é presidida pelos vice-presidentes dos dois países — no caso do Brasil, Geraldo Alckmin, que também comanda o MDIC.

Segundo o CEO do LIDE China, José Ricardo dos Santos Luz Junior, “a realização da sessão plenária nesse ano em que Brasil e China celebram cinquenta anos de relações diplomáticas demonstra a sintonia e dialética dessa relação fundamental ao futuro do Brasil na neoindustrialização e ao futuro da China, dada a segurança alimentar e energética oferecida pelo Brasil”.

O executivo ressaltou ainda que “é importante destacar a interrelação entre a Rota da Seda e o processo de neoindustrialização brasileira. Em que pese o Brasil ainda não ser signatário da política do Cinturão e Rota, Brasil e China, nessa relação estratégica global, podem incrementar os elos entre a Rota da Seda e a política de neoindustrialização lançada pelo governo brasileiro”.

Na reunião desta segunda-feira, Elias Rosa fez uma avaliação geral das relações bilaterais e das oportunidades associadas a comércio e investimento entre os dois países. O secretário executivo do MDIC destacou o momento positivo do Brasil, ressaltando avanços associados à reforma tributária, à aprovação do arcabouço fiscal, aos recordes no comércio exterior, à queda da taxa de juros, ao combate ao desmatamento, além da prioridade conferida pelo governo brasileiro ao desenvolvimento sustentável.

Brasil e China discutem como investimentos em infraestrutura e manufatura podem contribuir para os esforços brasileiros em prol da neoindustrialização. Nesse contexto, destacaram os investimentos recentes em eletromobilidade no Brasil. Também trataram de oportunidades associadas à transição ecológica, incluindo investimentos em energia, tecnologia e descarbonização.

(*) Com informações do MDIC

Tags: