Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é um dos apoiadores do III Simpósio Internacional de Indicação Geográfica, que acontece entre os dias 18 e 21 de novembro em Ilhéus (BA). A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), organizadora do evento, também sediará a 1ª Feira Interativa de Indicações Geográficas Brasileiras e Feira Origem Bahia.
Para Beatriz Junqueira, coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (CIG/SDC), o Simpósio “será uma oportunidade de reunir produtores, técnicos e pesquisadores no debate sobre o uso de indicações geográficas no Brasil, suas vantagens e desafios. E também conhecer experiências internacionais” .
Segundo o secretário da SDC, Caio Rocha, eventos como esse têm sido fundamentais para divulgar a importância de se buscar a Indicação Geográfica e, como isso, conquistar o reconhecimento do produto “não apenas do ponto de vista cultural, mas também social e econômico, agregando valor à produção e melhorando a rentabilidade do produtor”.
A Indicação Geográfica consiste no registro de nomes geográficos que tenham se tornado conhecidos como locais de extração, produção ou fabricação de determinados produtos ou serviços e que os mesmos possuam características que se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico.
A concessão de Indicação Goegráfica (Indicação de Procedência – IP, ou Denominação de Origem – DO), é de responsabilidade do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Por sua vez, o Mapa realiza ações de promoção e orientação sobre marcas e indicações geográficas agropecuárias junto a produtores, técnicos, extensionistas e consumidores. Também cabe ao Mapa emitir o instrumento oficial de delimitação da área geográfica para regiões de produtos agropecuários.
Para inscrever-se no III Simpósio Internacional de Indicação Geográfica, e também nos outros eventos, basta acessar o endereço eletrônico: http://nit.uesc.br/evento/siig/public/index.php.
Fonte: Mapa