Mais de 80% da safra de laranja de São Paulo é destinada à indústria

Compartilhe:

Brasília – A primeira estimativa da safra de laranja realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgada, nesta quarta-feira, 3 de novembro, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, mostra produção de 292,7 milhões de caixas de 40,8kg da fruta no estado de São Paulo. Do total, 83,4% (244,2 milhões de caixas) são destinadas às indústrias processadoras de suco e 16,6% (48,5 milhões de caixas) para o mercado in natura. A área ocupada com laranja no estado soma 620 mil hectares e a produtividade média é de 1,7 caixa/pé. O estado é o maior produtor nacional de laranja, com cerca de 75% do cultivo.

O levantamento é inédito e incluiu a fruta na lista de produtos estudados pela companhia. A intenção é expandir a pesquisa para os principais estados produtores de laranja. De acordo com o estudo, a colheita foi antecipada em função das condições climáticas e mais de 80% da produção foi colhida entre junho e outubro deste ano. O deslocamento dos pomares para a região sudoeste do estado também foi observado, devido a terras mais baratas, melhores condições para o controle fitossanitário e clima favorável.

O projeto é resultado de uma parceria firmada pela Conab com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). O estudo foi feito por amostragem estatística, seguindo o critério de segmentação. Os dados foram coletados entre agosto e setembro deste ano, com informações referentes ao período da safra agrícola 2009/2010. A estimativa final desta safra ainda será realizada em novembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Conab

Tags: