São Paulo – De volta à Europa, o Projeto Setorial Brazilian Furniture está nesta semana na Alemanha. Com apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel)) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dezenas de indústrias brasileiras participam da IMM Cologne, uma das mais tradicionais feiras do calendário moveleiro mundial, que volta a ser realizada após um hiato de dois anos devido à pandemia de Covid-19. A feira foi aberta no último dia 4 e será encerrada nesta quinta-feira (7), na cidade de Colônia.
Após alcançar resultados surpreendentes de público e negócios em grandes eventos internacionais como a Expo Mueble, no México (veja aqui os resultados), o Salone del Mobile.Milano, na Itália e, mais recentemente, na ICFF, que ocorreu nos Estados Unidos as ações na Alemanha são mais uma vez positivas.
Ao todo, 27 indústrias brasileiras fazem parte da Missão Comercial Alemanha. Dessa forma, participando de rodadas de negócios planejadas de maneira direcionada pela equipe do Projeto Brazilian Furniture, conectando de forma direta empresários brasileiros e compradores qualificados de mercados-alvo da indústria brasileira de móveis, em especial do continente europeu.
Além das reuniões, 14 marcas brasileiras também estarão em exposição na IMM Cologne, com estandes projetados para mostrar o melhor da diversidade material, da qualidade, sustentabilidade e da criatividade brasileira. Pontos que diferenciam e destacam nosso design e nossa indústria no mercado internacional.
“Participar de feiras internacionais é essencial para estabelecer contatos comerciais, apresentar nossos produtos e ampliar a visibilidade da indústria brasileira no exterior. Ainda mais especial é participar de uma edição como esta, que marca o retorno da IMM Cologne após cancelamentos forçados devido à pandemia. A feira é um ponto de encontro importante para o setor moveleiro global, e estamos confiantes de que nossas empresas irão se destacar com a qualidade e a criatividade de nossos produtos”, afirma o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.
Tradicionalmente realizada anualmente nos meses de janeiro, a última edição da IMM Cologne ocorreu em 2019, reunindo 129 mil participantes oriundos de 139 países, juntamente com 1.233 expositores de 53 diferentes mercados.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, também destaca a relevância da participação brasileira na feira: “a presença de nossas empresas na IMM Cologne é fundamental para promover a imagem do país como um fornecedor confiável e inovador no mercado moveleiro. A ApexBrasil e a Abimóvel, por meio do Projeto Brazilian Furniture, têm o compromisso de apoiar a indústria brasileira de móveis em sua expansão internacional, e eventos como esse oferecem uma plataforma estratégica para alcançar novos mercados e atrair investidores”.
Com a participação em mais um grande evento neste ano, a indústria brasileira de móveis reafirma sua posição como uma força global, pronta para dialogar com a comunidade internacional, bem como oferecer produtos de alta qualidade, design diferenciado e soluções sustentáveis, fortalecendo sua reputação no exigente mercado europeu.
“Entendemos que para acessar o mercado europeu é necessário experiência em exportação por parte das empresas brasileiras, tratando-se de uma região com oportunidades ímpares, mas também com peculiaridades. Demonstrando, assim, um alto nível de competitividade e exigência, não só no que se refere a produtos que envolvam maior tecnologia e industrialização em sua produção, mas também que comprovem um ciclo sustentável em sua produção, com questões ambientais se tornando uma exigência nas importações do bloco europeu”, pontua, mais uma vez, o presidente da Abimóvel.
Exportações brasileiras de móveis e colchões para a Alemanha
A Alemanha, por exemplo, se mostra um mercado atraente para as grandes e médias empresas brasileiras que se interessam em atuar em outros mercados, uma vez que as importações de móveis no país têm permanecido em um patamar positivo ao longo dos últimos anos. Com uma média de 40% do consumo interno aparente de móveis e colchões no país sendo suprido pelas importações.
Entre 2021 e 2022, as exportações brasileiras de móveis e colchões para o mercado alemão cresceram mais de 56,2% em receita e cerca de 45,1% em volume de peças. “Desempenho que reflete a resiliência e a capacidade de adaptação da indústria brasileira de móveis, que encontra oportunidades de crescimento em mercados altamente exigentes”, finaliza Munhoz.
(*) Com informações da Abimóvel
Créditos pela imagem www.imm-cologne.com