Brasília – Começou hoje, na capital da Alemanha, a maior feira internacional de frutas, a Fruit Logísitica 2022. A Associação Brasileira dos produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto Frutas do Brasil trouxe a Berlim, mais de 50 empresas exportadoras de frutas.
A feira que começou na terça-feira (5) e se encerra nesta quinta-feira (7), reúne expositores de todo o mundo com apresentação de produtos, prestações de serviços e soluções técnicas.
O Brasil está sendo representado por empresas exportadoras associadas da Abrafrutas, dentre elas, produtores exportadores, prestadores de serviços, embalagens, insumos e etc. Com um estande de 418mt², o Brasil inovou na apresentação e trouxe modernidade que chamou atenção de que passava perto.
Para o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo de Oliveira, o retorno da feira no modelo presencial, trouxe mais interação entre os participantes o que foi percebido por um espirito colaborativo daqueles que eles o consideravam concorrentes diretos.
“Ficamos um ano sem estarmos juntos e ao retornar com o estande nesse modelo, onde todos estão juntos, nos sentimos mais a vontade nas apresentações de nossos produtos e possíveis negociações”, disse o diretor da Termotecnica, empresa que produz soluções para os segmentos de embalagens.
Oliveria conta que a empresa tem se preocupada com as questões que envolve a pegada de carbono, tema que tem sido bastante discutido no agronegócio. Ele conta que uma das novidades apresentadas nesta edição da Fruit Logística, tem sido embalagens em EPS DaColheita desenvolvidas para o transporte de produtos frescos, como flores, frutas, legumes e verduras, com peso bem menores.
Ele explica que por ser um material muito leve, consequentemente, diminui no peso das cargas no transporte, o que gera uma diminuição da emissão de CO2, no transporte devido ao peso mais leve das embalagens, o que reduz no consumo de combustível.
Para o produtor de banana, Edson Brok, da empresa Brok Fresh Fruit, a movimentação no stande do Brasil foi muito produtiva, para o segundo dia ele conta que já tem algumas reuniões agendadas e que o retorno da feira tem o deixado bem animado para discussões acerca de soluções que tem travado toda a cadeia do agronegócio, como por exemplo, as questões de logística.
Brok afirma que neste momento também de grandes mudanças, é preciso buscar novas tecnologias na produção de frutas e a feira é uma ótima oportunidade para conhecer as novas maneiras e possibilidades tecnológicas de produção.
Os empresários brasileiros contaram ainda neste primeiro dia com a visita do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, que pode conversar com alguns e discutir assuntos do setor.
Em entrevista ao vivo direto da feira ao canal Agro Mais, o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, afirma que o número de visitantes caiu um pouco em relação aos anos anteriores, porém, um público percebido por ele, que veio com objetivos mais concretos.
A Fruit Logistica é a principal feira para o comércio global de hortifruticultura e representa toda a cadeia de valores do setor, desde a produção ao ponto de venda. Este ano, os organizadores esperam receber cerca de 2000 expositores provenientes de 80 países.
(*) Com informações da ApexBrasil