Ribeirão Preto – Abertos nesta quarta-feira (21) em Ribeirão Preto, SP, o V Fórum Abisolo e a 1ª FertiShow, eventos organizados pela Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, que acontece até sexta-feira (23), no Centro de Convenções Pereira Alvim.
Na solenidade de abertura, o presidente da Abisolo, Roberto Levrero, destacou que esses dois eventos representam mais um grande esforço para a divulgação da importância que os micronutrientes e demais insumos produzidos pela indústria brasileira, com tecnologia nacional e mundial, representam para aumento da produtividade agrícola do País.
“Creio que nossas iniciativas estão contribuindo para que o Brasil, com o imprescindível aumento da produtividade agrícola, possa contribuir para alimentar uma população de 7 bilhões de seres humanos de nosso Planeta e que não para de crescer, chegando nas próximas décadas a 9 bilhões de pessoas que necessitarão de alimentos de qualidade. Nesse sentido, o Brasil terá uma grande parcela de responsabilidade em suprir as populações não só de alimentos como também de energia renovável. Para isso, temos alta tecnologia tropical e aos poucos, estamos modificando produtos de tecnologia importada que não mais atendem com a necessária eficácia as carências de nossos solos, culturas e defesa vegetal. É preciso um esforço da indústria nacional e também dos organismos oficiais de todas as esferas e das iniciativas público-privadas para rapidamente nos qualificarmos para essa nova ordem.”
O presidente da Abisolo alertou que não podemos continuar aceitando a atual infraestrutura logística para armazenagem e movimentação de nossa safra e também os atuais marcos regulatórios, que atrasam o lançamento de novos e eficazes produtos que dia a dia a indústria desenvolve dentro da moderna tecnologia e segurança.
Levrero conclamou aos empresários participantes da solenidade a estreitar a parceria com o Ministério da Agricultura para agilizar o registro e fiscalização dos fertilizantes especiais, oferecendo apoio, transparência e sugestões que garantam insumos de qualidade e segurança para uma agricultura mais produtiva e ambientalmente correta.
A secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo Mônika Bergamaschi, representante do Governador Geraldo Alckmin na solenidade, enfatizou que São Paulo representa 3% do território nacional, mas tradicionalmente sempre se destacou no papel agrícola do País, sendo hoje grande produtor de cana, citricultura, carne, fibras, hortifrutis e outras importantes culturas, ocupando praticamente todas suas áreas agricultáveis, cabendo agora promover o máximo de produtividade por hectare, com muita preocupação com a preservação ambiental. Por essa razão, fez referencia a criação da Embrapa, pelo ex-ministro Alyson Paolineli, que compunha a mesa da solenidade, cuja atuação, segundo ela, foi fundamental para o desenvolvimento das pesquisas tecnológicas, em especial nos cerrados brasileiros, tornando o Brasil um dos celeiros do mundo. Concluiu que o Governo de São Paulo, por meio de seus institutos de pesquisas, está oferecendo valiosa contribuição para o desenvolvimento tecnológico e de inovações dentro da agricultura regional e nacional.
Da mesa da solenidade de abertura participaram também o representante da Embrapa Celso Vainer Manzatto e o coordenador do Fórum Abisolo e da FertiShow, Franco Borsari. O Fórum contou com a co-participação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), está reunindo mais de 500 inscritos. A FertiShow contempla 35 expositores ligadas ao setor de fertilizantes especiais e seus promotores esperam receber cerca de 1.500 visitantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Abisolo