Tatiana Rosito (E), Rodrigo Santiago (C) e Ricardo Kepler (D) na apresentação da plataforma. Foto: Firjan/Divulgação

Firjan lança plataforma com dados e análises de comércio exterior entre Brasil, RJ e integrantes do G20

Compartilhe:

 

Ferramenta de inteligência comercial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro traz dados e análises comparativas de comércio exterior entre o Brasil, estado do Rio e os participantes da cúpula internacional

Da Redação (*)

Rio de Janeiro – Às vésperas da reunião de cúpula do G20, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acaba de lançar o Monitor Firjan Internacional (firjan.com.br/g20), plataforma de inteligência comercial com dados e análises relevantes sobre a pauta exportadora e importadora do Brasil, estado do Rio e os países membros e mais os 7 convidados participantes do encontro que ocorre na próxima semana no Museu de Arte Moderna (MAM). Inicialmente a ferramenta abrange dados dos 27 países participantes do G20 2024, os quais registraram uma corrente de comércio de US$ 43 bilhões com o Rio de Janeiro em 2023.

A ferramenta apresenta um briefing geopolítico sobre os países do G20 e permite uma análise rápida e personalizada por setor e indústria, oferecendo ao empresário insights valiosos para compreender as relações do país e do estado fluminense com o comércio exterior.

“A ideia do monitor é disponibilizar um grande volume de informações sobre as principais economias do mundo de maneira amigável e acessível para o empresário fluminense e brasileiro. O usuário pode usar os filtros para personalizar o tipo de informação que será exibida e observar dados do seu produto ou indústria em diversos mercados, além de informações de câmbio atualizados”, destaca o coordenador da Firjan Internacional, Giorgio Rossi.

A plataforma foi apresentada aos empresários fluminenses, que integram o Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, durante reunião do grupo na quinta-feira passada (13). Entre as diversas informações, no setor de importações, por exemplo, os exportadores e importadores têm acesso a valores de frete e seguro praticados em diferentes mercados, auxiliando na tomada de decisões de futuros projetos de importação.

(*) Com informações da Firjan

Tags: