Feaduaneiros apoia debate sobre sustentabilidade no comércio exterior

Compartilhe:

Wellington de Jesus Victoriano (Vice-presidente)

Brasília –  No dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em meio às comemorações para celebrar a diversidade ecológica do nosso país, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou, junto à sociedade civil, uma consulta pública focada em como a sustentabilidade pode ser trabalhada no comércio exterior.

Na prática, a consulta quer explorar como a sustentabilidade pode impactar os processos do dia a dia daqueles envolvidos no Comércio Exterior. “Neste sentido, a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) está sempre atenta aos resultados dessas iniciativas como um termômetro da interação entre o mercado privado e o governo. E o mais importante: como isso pode ajudar na aplicação de pautas importantes, como o desenvolvimento sustentável”, analisa José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Federação.

O presidente também observa que a pauta de um comércio sustentável é uma base para todas as negociações do mercado internacional. “Países europeus, por exemplo, estão dando preferência pela compra com empresas que tenham uma dinâmica sustentável dentro da sua produção. Para nós, que trabalhamos com o Comércio Exterior, ver o governo federal organizar esta interação com o mercado privado sobre esse tema, através da consulta pública, é muito importante”, conclui.

 O Presidente José Carlos Raposo Barbosa e o Vice Presidente da Federação Wellington de Jesus Victoriano. Foto por Edgar Marra.

Com a ação, o Brasil busca se posicionar como um exportador consciente das graves consequências que a exploração de recursos naturais trouxe ao mundo, procurando se alinhar com a sustentabilidade ao produzir. Por outro lado, há a necessidade de adaptação às novas normas internacionais, como as discutidas em fóruns como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Mercosul, para incluir “fatores verdes” como uma prioridade no comércio de produtos para o mercado internacional.

Para a Feaduaneiros, o retorno do MDIC como uma pasta de destaque no governo federal é um divisor de águas para quem participa dos processos do comércio internacional e quer se alinhar com a tendência global de uma economia mais consciente e sustentável. “O Ministério é um órgão que realmente faz a diferença e, com a valorização da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) na pasta, é animador para nós que atuamos na área”, opina o presidente da Feaduaneiros.

Para acessar a consulta, entre pelo link Participa + Brasil – Negociações internacionais sobre Comércio e Desenvolvimento Sustentável.

(*)  Com informações da Feaduaneiros

Créditos pelas imagens de capa: Edgar Marra

Tags: