Exportações de veículos registram queda de 24,5% de janeiro a julho, informa a Anfavea

Compartilhe:

Da Redação (*)

São Paulo – As exportações de automóveis registraram um aumento de 19,7% no mês de julho em comparação com o mês anterior e totalizaram US$ 1,02 bilhão. Entretanto, se comparadas com julho de 2013, as vendas externas de veículos tiveram um recuo de 32,2%.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a receita obtida com as exportações diminuiu 24,5% em comparação com igual período de 2013. Os dados foram divulgados hoje (6), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricanates de Veículos Automotores (Anfavea).

As exportações somaram US$ 1,02 bilhão, volume 19,7% maior do que no mês anterior, mas 32,2% inferior a julho do ano passado. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o valor diminuiu em 24,5% na comparação com igual período do ano passado.

Ao apresentar os números do setor automobilístico, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, afirmou que “Esperamos um segundo semestre vendendo mais e exportando mais também.” Ele disse que o maior número de dias úteis vai favorecer um melhor desempenho no restante do ano .

Moan informou ainda que um processo de integração econômica com a Argentina tem evitado que a crise econômica naquele país afete ainda mais o setor que exporta para o país vizinho. Ele defendeu uma redução do custo de produção para ganhar mais competitividade e mercado no país vizinho.

Em contato com a imprensa para divulger o balance do setor,  Luiz Moan, manteve as mesmas previsões do mês passado com quedas de 10% na produção; de 5,4% nas vendas e de 29,1% nas vendas externas. Ele avalia que o desempenho neste segundo semestre será bem melhor do que no primeiro.

. As vendas de veículos aumentaram 11,8% em julho na comparação com o mês anterior com um total de 294.768 unidades comercializadas, incluindo veículos leves, caminhões e ônibus. Sobre igual mês do ano passado, no entanto, houve queda de 13,9%. No acumulado do ano, o recuo chegou a 8,6%. Já a produção cresceu 17% na comparação mensal e caiu 20,5% sobre julho de 2013. No acumulado do ano, a queda chegou a 17,4%.

(*) Com informações de Agências

Tags: