Da Redação com Avisite
Campinas – As exportações brasileiras de carnes (bovina, frango e suína) iniciaram o ano de 2013 com uma forte e preocupante redução de 15,9% se comparadas com as vendas externas realizadas em Dezembro do ano passado. Na terceira semana do mês (13 a 19, cinco dias úteis), a receita recuou quase 8% em relação à semana anterior e ficou, pela média diária, em US$ 52,832 milhões, o mais fraco resultado em três semanas. Com isso a receita diária do mês caiu para a média de US$ 56,943 milhões.
Se comparada com janeiro do ano passado, a atual média ainda corresponde a um aumento de 9,5%. Mas esse não chega a ser um dado capaz de gerar otimismo já que no primeiro mês de 2012 foi registrada a menor média do ano que passou. Aliás, a menor dos últimos 24 meses.
A queda mais acentuada aconteceu com as exportações da carne de frango. O produto recuos não só na receita cambial, mas também no volume embarcado. De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a média diária de produto in natura embarcada nos treze primeiros dias úteis de janeiro não passou das 12,008 mil toneladas, retrocedendo 10% em relação a janeiro do ano passado e quase 24% em relação ao mês anterior, dezembro de 2012.
Mantida a atual média nos nove dias úteis que restam no mês, o volume inicial de 2013 ficará ligeiramente aquém das 265 mil toneladas, contra cerca de 294 mil toneladas um ano atrás.