Campinas – As exportações brasileiras de carnes (bovina, suína, frango e peru) registraram no período Janeiro/Setembro aumentos de cerca de 6% no preço médio, 2,5% no volume e 8,6% na receita cambial. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o Mapa, apesar do recuo verificado nos últimos meses, o preço médio alcançado pela carne de frango exportada pelo Brasil entre janeiro e setembro de 2013 aumentou 9,27% em relação a idêntico período do ano passado – o que, destaque-se, correspondeu ao melhor desempenho entre as quatro principais carnes exportadas pelo País. Em função disso, mesmo o volume embarcado tendo recuado mais de 2%, a receita cambial gerada apresentou incremento de 7%.
O preço médio da carne bovina recuou quase 5% em relação aos nove primeiros meses de 2012. Mas como o volume embarcado apresentou expansão próxima de 22%, a receita cambial auferida apresentou aumento de 15,5%.
A carne suína obteve ligeiro aumento de preço no período. Mas uma vez que o volume exportado recuou 9%, a queda de receita acabou ficando muito próxima desse índice.
A carne de peru, por fim, vem mantendo a estabilidade anterior, sem grandes avanços: o preço médio aumentou menos de meio por cento e o volume 1,4%. Com isso, a receita cambial teve incremento de 1,6%.
No geral, o levantamento do Mapa em relação às quatro carnes indicou aumento de quase 6% no preço médio, de 2,5% no volume e de 8,6% na receita cambial.
Fonte: AviSite