Campinas – As vendas externas de carne de frango registraram queda em sete das catorze unidades da Federação exportadoras do produto e tiveram alta nos outros sete estados que comercializam frangos no mercado externo.
Os estados que apresentaram redução nos volumes embarcados foram o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Rondônia e Pará. Por outro lado, houve aumento nas exportações de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia (estado que realizou as primeiras exportações no segundo semestre de 2012).
Mas como houve forte valorização do frango inteiro, estados como Paraná e Rio Grande do Sul (responsáveis por cerca de 60% do volume de frangos inteiros exportados no período) reverteram a queda no volume, fechando o trimestre com evolução positiva na receita cambial.
Entretanto, essa valorização não evitou que a Região Sul fechasse o trimestre com queda na receita cambial, resultado devido ao recuo de 7,5% em Santa Catarina que, mesmo assim, continua liderando as exportações brasileiras, com a melhor receita cambial do trimestre. O mesmo vale para toda a Região Sul que, a despeito de recuos na receita cambial e no volume embarcado, continua respondendo por mais de 70% dos dois quesitos.
Fonte: Avisite