Campinas – As exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 347.921 toneladas no mês de Agosto e geraram uma receita cambial de US$ 615,375 milhões, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O volume e a receita registrados representaram aumento de, respectivamente, 15,49% e 17,80% sobre agosto de 2009. Mas em relação ao mês anterior, julho de 2010 (aparentemente, recorde histórico do setor em volume), registrou-se duplo recuo: de, aproximadamente, 3,5% no volume embarcado e de 4,5% na receita cambial.
Os melhores resultados continuam sendo proporcionados pela carne in natura (frango inteiro e cortes). Em agosto de 2010 o volume dos dois produtos foi cerca de um quinto maior que o registrado há um ano, enquanto a receita cambial do frango inteiro aumentou 18% e a dos cortes 36%.
Já industrializados de frango e carne de frango salgada continuam “patinando”: enquanto os industrializados tiveram pequeno aumento de volume (+7,31%), o volume de carne de frango salgada recuou mais de um terço. Em decorrência, a receita cambial dos dois produtos ficou negativa no mês.