Expoarroz, em Pelotas, terá presença de seis importadores da Jordânia e Arábia Saudita

Compartilhe:

São Paulo – A Expoarroz, mostra voltada ao segmento de arroz que ocorre a partir do dia 16 de abril na cidade gaúcha de Pelotas, terá seis importadores de países árabes, da Jordânia e da Arábia Saudita. Eles vão participar da rodada de negócios que será promovida durante a feira, evento no qual tradicionalmente se fazem presentes, de acordo com o coordenador da Expoarroz, Fernando Estima.

De acordo com Fernando Estima, há uma grande demanda por arroz no mundo árabe, região que tem consumo per capita de 15 quilos por ano. No Brasil, esse volume é de 12 quilos e na Europa, onde não há muita tradição de comer arroz, é de quatro quilos.

“Só dá para vender arroz aos países que têm cultura de consumir arroz”, diz. Estima afirma que, em edições anteriores da rodada de negócios, importadores árabes que não puderam vir, convidaram os representantes da rizicultura a visitar a região, o que foi feito.

A estimativa da organização é que as rodadas da Expoarroz movimentem cerca de 500 mil toneladas em negócios imediatos e posteriores. Para ter uma ideia do que isso significa, o Brasil exporta ao ano entre 1,5 milhão e dois milhões de toneladas do produto.

Apesar de a feira ter expositores de setores diversos dentro da rizicultura, como serviços e máquinas, a rodada de negócios é toda voltada à comercialização do arroz. Ela faz parte de um projeto de fomento às exportações da commodity levado adiante pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Associação Brasileira da Indústria de Arroz (Abiarroz), com apoio de outras entidades.

O setor vem trabalhando para aumentar exportações e também a qualidade dos seus produtos. “Agora todo mundo conhece o arroz brasileiro, que tem qualidade e condições de competir internacionalmente”, afirma Estima.

Além de sauditas e jordanianos, também participam da rodada de negócios da Expoarroz importadores de outros 11 países, entre eles África do Sul, Angola, Chile, Cuba, Espanha, Peru e Nigéria. Do lado brasileiro, participam 24 empresas produtoras de arroz, não apenas gaúchas, mas também de outros estados como São Paulo e Santa Catarina.

Muitas empresas produzem no Rio Grande do Sul, mas têm suas bases industriais no estado de São Paulo. O Brasil produz 11 milhões de toneladas de arroz, das quais 7,5 milhões em terras gaúchas. A região Sul do estado, onde ocorre a Expoarroz, é uma das principais produtoras.

A Expoarroz é promovida pela Bolsa Continental de Mercadorias (BCM), associação sem fins lucrativos integrada por corretoras, que opera sistema de comercialização de produtos. A mostra e seus eventos, porém, têm apoio de diversas entidades setoriais e governos, como o governo do Rio Grande do Sul.

A feira, a ser realizada no Centro de Eventos de Pelotas, terá a duração de quatro dias, encerrando-se em 19 de abril. Os temas deste ano são novas tecnologias e novos mercados. Além de exposição e rodada de negócios, haverá o 1º Fórum Internacional do Arroz, com discussão do setor. A feira é bianual.

Serviço

Expoarroz
De 16 a 19 de abril de 2013
No Centro de Eventos de Pelotas – RS
Das 14 horas às 21 horas
Site: www.expoarroz.com.br
Telefone: +55 (53) 3025-6323

Fonte: ANBA

Tags: