Da Redação (*)
Brasília – O Brasil se consolidar este ano como o maior exportador mundial de soja na safra 2013/2014, superando os Estados Unidos. A conclusão é dos integrantes da Expedição Safra depois que seus integrantes percorreram mais de 60 mil quilômetros em 14 estados brasileiros e também nos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai, os maiores produtores da oleaginosa em todo o mundo. A previsão é de que os embarques brasileiros da soja totalizem 48,5 milhões de toneladas. Por sua vez, os Estados Unidos devem exportar um total de 43,2 milhões de tonelada.
Segundo o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, “nos últimos dez anos, a produção nacional de soja cresceu 67%. Por outro lado, as exportações quase dobraram, tiveram aumento de 95%”. Para ele, a tendência é que a participação brasileira no mercado internacional de grãos continue crescendo.
A coordenação do projeto apresenta indicadores segundo os quais nos próximos anos o Brasil deve ultrapassar 50 milhões de toneladas nas exportações e superar 60 milhões de toneladas até 2020. Nesse mesmo horizonte, a previsão do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é que os embarques americanos oscilem entre 44,6 e 48,7 milhões de toneladas de soja.
Após percorrer as lavouras de soja brasileiras e de vários dos maiores produtores mundiais da oleaginosa, a Expedição Safra enviará equipes para visitas aos portos do Arco Norte do Brasil, para discussões e reportagens sobre logística e infraestrutura, e depois irá até a África, em um roteiro especial que investigará potencial e demanda do continente africano para a soja brasileira.
(*) Com informações de Agências