Nelson Rocha, presidente da Caerj.

Ex-secretário de Fazenda do estado do Rio assume a presidência da Caerj

Compartilhe:

Gestão de Nelson Rocha na Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) vai focar na internacionalização de empresas e na criação de certificações para práticas de ESG

Rio de Janeiro – Idealizador do projeto de criação da bolsa de ativos sustentáveis – plataforma de âmbito internacional para negociação de créditos de carbono e outros itens – e ex-secretário das pastas da Fazenda e Planejamento e Gestão do Estado do Rio Janeiro, Nelson Rocha assume a presidência da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio Janeiro (Caerj), em um mandato até 2027.

Reconhecido como um dos fomentadores do mercado de crédito de carbono, Rocha aposta na força e credibilidade das certificações da Caerj no mercado internacional para criar, em breve, novos certificados que meçam o grau de comprometimento das empresas com questões ambientais, sociais e de governança ( relação à ESG, as certificações vão ajudar muito os exportadores”, explica o executivo.

A ideia de Rocha é aproveitar a potencialidade logística do Rio, com portos de águas profundas que permitem o atracamento de navios com calados maiores, para ajudar a consolidar a região como um canal de entrada e saída de mercadorias dopaís e, ao mesmo tempo, reter o PIB no estado.

“A Caerj deve ser um braço cada vez mais importante para as empresas desenvolverem suas vocações e internacionalizarem suas marcas, produtos e serviços. Todas as nossas ações terão o intuito de fortalecer as empresas fluminenses, especialmente em sua capacidade de exportação”, frisou o gestor.

Consta do planejamento estratégico para a denominada “Nova Caerj”, um programa completo de internacionalização de empresas, produtos e serviços contando com o suporte da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), entidade da qual a Caerj faz parte e que conta com unidades na Europa e na África.

O Sistema Cisbra-Caerj disponibiliza apoio em todas as etapas da internacionalização, desde a identificação do perfil da empresa, capacitação, busca de mercados, até a operacionalização, com os certificados e a assessoria aduaneira e fiscal. Os escritórios da Cisbra Europa e da Cisbra África são fundamentais nesse processo, encontrando parceiros e oferecendo estrutura às empresas no exterior.

(*)  Com informações da Cisbra

Tags: