Berlim – Encerra-se nesta sexta-feira (5), em Berlim, a Fruit Logistica, a maior exposição mundial de frutas frescas e secas, hortaliças, legumes e assemelhados, voltada para público especializado. O evento cobriu também os setores de empacotamento e etiquetagem, transporte e logística, armazenamento, soluções de computação e de internet, e sistemas de cultivo ligados àqueles alimentos.
De acordo com os organizadores, a edição de 2016 abrigou mais de 2.800 expositores de 84 países, com a visita de cerca de 65 mil potenciais compradores de 135 países. Neste ano, o país parceiro foi o Egito.
O Brasil participou com pavilhão de 400m², organizado no âmbito do Projeto Frutas do Brasil, executado pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) com o apoio da Apex-Brasil. A feira contou com a participação de 26 empresas brasileiras do setor, das quais 16 com estandes promocionais, oferecendo degustação de frutas brasileiras, com destaque para mamão, melão, abacaxi, banana e polpas diversas.
Segundo a embaixada do Brasil em Brlim, o pavilhão brasileiro foi muito bem concebido, com excelente estrutura e visibilidade. Destaque foi dado à marca “Frutas do Brasil”, tendo como imagem promocional o desenho estilizado de um colibri. Paralelamente à feira, o Projeto da Região do Jaíba, norte de Minas Gerais, realizou promoção na KaDeWe, a mais tradicional e elegante loja de departamentos de Berlim, com degustação e venda de produtos como a banana prata (pouco conhecida na Alemanha), o mamão papaia, a lima tahiti e a manga.
A Embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti, visitou o pavilhão brasileiro e conversou com os representantes das empresas e associações participantes. O Setor de Promoção Comercial (Secom) da Embaixada prestou apoio aos expositores e marcou presença no pavilhão durante toda a feira.
Fonte: Itamaraty